PERGUNTAS FREQUENTES

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1- O que é um Pabx IP Asterisk?

O PABX IP Asterisk é um sistema de telefonia completo que fornece ligações telefônicas sobre as redes de dados IP. Toda a conversação é enviada como pacotes de dados sobre a rede, trabalhando em uma plataforma Linux com ou sem Hardwares. Ele permite conectividade em tempo real entre as redes PSTN (telefonia convencional) e redes VoIP.

A tecnologia inclui funcionalidades avançadas de comunicações e, também, proporciona uma dose significativa liberdade, sem dor de cabeça, além da escalabilidade e robustez que todas as corporações perseguem.

As corporações não precisam fazer ruptura de suas operações e de sua infra-estrutura de comunicação externa corrente. Com o PABX IP Asterisk implantado, uma corporação pode manter seus números regulares de telefones. Dessa forma, o PABX IP Asterisk comuta chamadas em cima da rede de dados interna da corporação e permite a todos os usuários compartilhar as mesmas linhas telefônicas.

2- Como funciona?

Um sistema PABX IP ASTERISK consiste originalmente de:

Servidor Linux com software livre do Asterisk, onde seus periféricos são conectados através de placas PCI, porta USB e pela placa de rede.

O Asterisk tem dentro de si, todas as funcionalidades existentes no mercado para PABX.

Tais como : PABX, Call Center, URA,, Gravador Telefônico, Correio de Voz,, Discador de Voz, Servidor de Fax e etc.

Para se obter todas essas funcionalidades, não se faz necessário a aquisição de nenhuma licença.

É preciso somente dimensionar o servidor para a quantidade de serviços que irá utilizar.

Troncos: O PABX IP Asterisk aceita troncos analógicos, digitais e IP.

  • Digitais: são conectados diretamente em slot PCI dentro do servidor, trabalhando com as sinalizações; R2 MFC , ISDN e QSIG.
  • Analógicos ( FXO): podem ser de duas maneiras:
    • Através de banco de canais conectados diretamente no servidor do PABX IP ASTERISK.
    • Através de gateways, neste caso o hardware faz a codificação de TDM para VoIP e encaminha este fluxo pela placa de rede do servidor. Este gateway poderá ser usado em qualquer lugar, desde que se tenha acesso a Internet para que os ramais funcionem.
  • IP: O PABX IP ASTERISK possui uma plataforma VoIP que permite a conexão dos troncos IP´s através dos protocolos SIP, IAX e H323.

Ramais: Podem ser analógicos , digitais (IP) ou softphones, onde estes poderam ser encontrados no mesmo ambiente ou externo onde o PABX IP ASTERISK se encontra.

Analógicos (FXS)

Podem ser de duas maneiras:

  • Através de banco de canais conectados diretamente no servidor do PABX IP ASTERISK.
  • Através de gateways , neste caso o hardware faz a codificação de TDM para Voip, e encaminha este fluxo pela placa de rede do servidor.Este gateway poderá ser usado em qualquer lugar, que se tenha acesso a Internet para que os ramais funcionem.
  • IP: O PABX IP ASTERISK tem possui uma plataforma Voip, que permite a conexão dos troncos IP´s através dos protocolos SIP,IAX.

Digital (IP)

Os ramais conhecidos com digitais ou “KS” são ramais IP. Todos estes comunicam-se com o PABX IP ASTERISK através da placa de rede, sendo assim não será necessário adquirir uma placa especifica ou licença para que esses ramais funcionem. Este sistema aceita também aparelhos de qualquer fabricante.

Softphones

É possível através deste software instalado em um computador ter todas as funções de seu ramal, em qualquer lugar que esteja.

3- Porque substituir Pabx´s por sistema IP?
  • Voz e dados podem converger em uma única rede.
  • O crescimento e distribuição das linhas são fáceis, simples e sem necessidade de licenças.
  • Novas aplicações são facilmente implementadas.
  • Diversos pabx podem ser implementados
  • Escabilidade
  • Sobressalencia de acessos externos de chamadas
  • Economia significativa em sua conta telefônica
4- Quais são as facilidades do Pabx IP Asterisk?
  • Resposta Interativa de Voz (URA direcionada para ramais e/ou banco de dados/ IVR)
  • Caixa postal de voz
  • Tronco SIP Ilimitado
  • Transferência para qualquer número ou ramal
  • Atendimento remoto de chamadas
  • Áudio-conferência ilimitada
  • Alarme de recebimento de chamada
  • Atendimento automático
  • Lista negra
  • Transferência supervisionada
  • Transferência cega
  • Detalhamento completo das ligações
  • Transferência de chamadas quando ocupada ou não atendida
  • Monitoramento de chamadas
  • Direcionamento de chamadas por ramal ou grupo de ramais (fila)
  • DAC – distribuidor automático de chamadas – Call Center
  • Gravador ou Gravações de ligações
  • Chamada em espera
  • Identificador de chamada (Caller ID)
  • Discagem por nome
  • Toques diferenciados
  • Função DND (não perturbe)
  • Música ou mensagem em espera e transferência com uso de MP3
  • Ampliação ilimitada de ramais IP sem a necessidade de hardware
  • Utilização de softphone
  • Administração Web
  • Agenda
  • Captura de ligação
  • Bloqueio de ligações
  • Gráfico de ligações
  • Grupos com permissões individuais
  • Hotline
  • Ramais móveis
5- Quais são os Beneficios do Projeto Asterisk?
  • Discador automático de chamadas por consulta via banco de dados;
  • Utilização de múltiplas operadoras para ligações saintes;
  • Sobressalência de acessos para ligações;
  • Possibilidade de utilização de hardware de qualquer fabricante;
  • Não necessita de licenças para sua ampliação;
  • Permite usuários conectados remotamente com controle total de suas atividades
  • Recebimento de fax por email em um servidor integrado que envia o documento por e-mail, em arquivo PDF, eliminando o uso de papel;
  • Integração do sistema com sistema CRM;
  • Mensagens recebidas no sistema de correio de voz são enviadas em arquivo de áudio para o e-mail do usuário;
  • Conversação entre filiais, ponto a ponto gratuita e ilimitada.