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Como Bloquear Ligação de Call Center?

Como Bloquear Ligação de Call Center?

Muitas pessoas não gostam de receber ligações de serviços de telemarketing, ou mesmo que não se importem, o excesso de ligações acaba causando muito descontentamento. A maior parte destas pessoas não sabem como bloquear ligações de call center e em muitos casos o problema é a apenas a falta de informação.

Segundo dados contidos no site do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), apenas em 2017, mais de 16 mil reclamações sobre serviços de empresas de telemarketing foram registrados apenas em São Paulo.

Por esse motivo, em 2009 foi instituída a Lei 13.226/08, popularmente conhecida como a Lei do Bloqueio, que, graças ao regulamento do Decreto Estadual de São Paulo 53.921/08, vigente em outros estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo, as empresas ficam proibidas (ficando sujeitas a multa) de fazer ligações para números que sejam cadastrados pelo Procon.

Este texto tem o objetivo de explicar como bloquear ligações de call center, a fim de evitar transtornos futuros.

Dicas de Como Bloquear Ligação de Call Center

Como citamos no início, um ótimo método de como bloquear ligação de call center é através do site do Procon. O consumidor acessa o site e faz o cadastramento, fornecendo dados como RG, CPF, CEP e e-mail. Em seguida uma senha será gerada, para que possa realizar a alteração dos números de telefone fixo ou celular. Além disso, é possível registrar até 5 números por CPF. Vale lembrar que esse bloqueio ocorre apenas para números de telemarketing que ofereçam produtos e serviços, para contatos de doações, o cadastro para bloqueio não é aplicado.

O bloqueio via Procon não é o único método de como bloquear ligações de call center. É possível fazer o bloqueio das linhas telefônicas por outros meios, tais como:

  • Aplicativos
    Mesmo que não haja uma legislação nacional que regule as chamadas realizadas por call center, alguns aplicativos gratuitos para celular realizam esta função em seu lugar.
    Os mais populares são o Whoscall e o Truecaller, o primeiro identifica os números desconhecidos e bloqueia chamadas indevidas. Para garantir efetividade no serviço, o aplicativo possui um banco de dados com mais de 1 bilhão de números cadastrados e permite ao usuário optar por atender ou não uma ligação.
    O Truecaller opera de forma parecida, possui uma lista de spam que auxilia na identificação de chamadas indesejadas. Além disso, o aplicativo reconhece qual a operadora de telefonia que está realizando a chamada, bloqueia mensagens de texto, spam e telemarketing, impedindo-os de entrar em contato;
  • Operadoras
    O bloqueio também pode acontecer para operadoras de telefonia, através do bloqueio do Procon, onde automaticamente as operadoras param de fazer chamadas para o seu telefone. Entretanto, o serviço não as impede de encaminhar mensagens de texto.
    Por esse motivo, a Anatel garante que o consumidor possa escolher se deseja ou não receber SMS das operadoras, podendo solicitar o bloqueio pelo Sac das companhias ou por SMS.

Como Evitar que o Call Center Seja Bloqueado?

O contato ativo carrega o fardo de ser inconveniente em muitas situações, por isso recebe muita resistência dos consumidores, isto se deve a diversos fatores, mas os principais são as práticas inadequadas dos colaboradores e da própria empresa frente aos clientes.

Por esse motivo, algumas medidas podem evitar esse estigma e deixar o call center com uma boa reputação frente aos seus clientes, tais como:

  • Manter o Mailing Sempre Atualizado;
  • Utilizar Soluções Automatizadas;
  • Sempre Verificar as Falhas Sistêmicas;
  • Segmentar as Estratégias Para Cada Tipo de Cliente;
  • Ficar Atento a Todo o Momento aos Indicadores de Desempenho;
  • Contar com uma Equipe Capacitada.

O consumidor pode solicitar o bloqueio de ligações do call center por inúmeros motivos particulares, cabe a cada empresa realizar seu trabalho com destreza o suficiente para ganhar todo consumidor em cada ligação. Para isto, a Sincronismo, uma empresa com mais de 15 anos de experiência no mercado de soluções para telefonia, conta com uma grande variedade de equipamentos que podem facilitar o trabalho diário de um call center e contribuiu para o maior sucesso da sua empresa.

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