5 Dicas de Como Evitar Vazamento de Dados em Qualquer Call Center

5 Dicas de Como Evitar Vazamento de Dados em Qualquer Call Center
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5 Dicas de Como Evitar Vazamento de Dados em Qualquer Call Center

Com o avanço da tecnologia e a convergência de muitas formas de negócio para o universo digital, o vazamento de dados passou a ser uma preocupação ainda mais comum.

Em se tratando de telefonia, antes da migração de call centers tradicionais para aqueles que utilizam a telefonia IP, nunca houve um vazamento de dados tão grandioso quanto o de 2016, onde mais de 9,5 milhões de arquivos de áudio foram expostos.

De fato, segundo levantamento feito pelo McAffe (2013), aproximadamente 327 ameaças digitais são detectadas por minuto. Todavia, erros humanos e falhas sistêmicas, ainda são responsáveis por 64% dos vazamentos de dados como um todo.

Com esses dados em mente fica difícil crer que um call center possa estar totalmente livre deste tipo de ameaça, então como fazer para evitar o vazamento de dados em qualquer call center? Neste texto daremos 5 dicas para ficar imune a este problema.

1. Treine seus funcionários contra o vazamento de dados

Como dissemos anteriormente, mais da metade de todos os dados vazados acontecem por falha humana, por esse motivo investir na capacitação da sua equipe é extremamente importante para reduzir estes números.
No momento da contratação procure por candidatos que tem o perfil adequado para sua companhia, comprometido com os valores e ideais da empresa, além disso, valorizar os funcionários, com treinamentos e ações internas, fomenta a identificação dos colaboradores com a função.

2. Atualize o sistema do call center

Além de erros humanos, o segundo maior culpado pelo vazamento de dados em call center são falhas no sistema. Manter seus softwares atualizados para evitar vírus, cavalo de tróia e worms é essencial. Além disso, manter a base de dados atualizada pode ajudar a evitar erros diversos.

3. Software

As ameaças digitais são muitas, como SPIT (spam), Vírus, eavesdropping e invasões. Por estar conectado à internet via telefonia IP, um call center está sujeito as mesmas ameaças que usuários de computadores pessoais, por esse motivo adquirir softwares de segurança de boa qualidade é mandatório para evitar o vazamento de dados.

4. Gerencie os riscos do call center

O gerenciamento de riscos é de extrema importância, mas muitas vezes negligenciado pelas empresas. Antever situações atípicas e ter um plano de ação para tal é essencial como parte da proteção dos dados de sua empresa.
Envolva seus funcionários na criação de medidas contra situações de riscos, pois assim as chances de ser pegos desprevenidos cai drasticamente.

5. Contrate outra empresa

Contratar uma empresa para terceirizar o serviço de call center, além de promover muita economia, ainda pode evitar fraudes que talvez você não conseguiria.
Isto por que as empresas especializadas em call centers já possuem uma cultura organizacional bem estruturada que barateia os custos e maximiza o desempenho do negócio, por isso considerar a terceirização é um ponto válido.

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