Canal de Atendimento: Tipos e Vantagens de Cada Um

Canal de Atendimento: Tipos de Vantagens de Cada Um

Melhorar o relacionamento com cliente tem sido o grande foco das empresas atualmente. Com tantos recursos tecnológicos, os consumidores estão mais exigentes e com mais chance de consultar a reputação das empresas e fazer disso uma grande referência na hora de adquirir um produto ou serviço.

O canal de atendimento é o meio mais estreito entre a empresa e o cliente, por isso, investir em melhoria na forma de como você se comunica com seu cliente fará toda a diferença para sua empresa. 

Os Canais Mais Eficazes Para o Atendimento ao Cliente

É uma pergunta extremamente importante, pois, com tantos meios que existem, fica difícil saber qual seria a melhor opção para sua empresa. Tudo irá depender do seu ramo de atividade e uma boa análise de seu público alvo.

Empresas que oferecem excelente suporte ao cliente o fazem nos canais onde seus clientes estão.Se seus clientes são usuários ávidos de e-mail, então você precisará fornecer um ótimo suporte por e-mail para mantê-los satisfeitos. Se eles são mais ativos nas redes sociais, você precisará estar acessível a eles lá.

Ter  um suporte multi-canal não tem que ser um jogo de adivinhação, mas você deve considerar aqueles que estão em mais evidência e fazer um bom uso deles. Os mais usados são: 

1) Email

Nos negócios on-line, o atendimento ao cliente por e-mail vai ser um canal não negociável para a maioria das empresas. A grande maioria dos consumidores utilizam o e-mail todos os dias. Em termos de canais com ampla distribuição, não há muitos que se aproximam.

2) Redes Sociais

Dependendo de quem são seus clientes, eles certamente passam muito tempo em pelo menos uma rede social. Uma vez que você descubra qual delas é, você pode conseguir grandes vitórias, oferecendo um grande apoio nesse canal.

Segundo estudos recentes, empresas que ignoram pedidos de suporte em redes sociais vêem uma taxa média de rotatividade 15% maior do que as empresas que não o fazem.

Esse é um argumento bastante forte para incluir as mídias sociais em sua estratégia de suporte. 

4) Telefone

Enquanto alguns vêem o suporte telefônico como mais antiquado do que o e-mail, a realidade é que a maioria dos clientes ainda o espera.Na verdade, os telefones ainda representam mais da metade de todas as interações de suporte.

Muitos clientes preferem a velocidade e a conveniência de poder pegar o telefone e obter uma resposta imediatamente.

5) Bate-papo ao vivo

Com a velocidade do suporte telefônico, mas com muito mais comodidade para os clientes que preferem seu navegador da web ao telefone, o bate-papo ao vivo vem crescendo maciçamente como canal de suporte para quem faz negócios on-line.

Na verdade, 44% dos consumidores online dizem que ter perguntas respondidas por uma pessoa ao vivo no meio de uma compra online é uma das características mais importantes que um site pode oferecer.

6) Chatbots

Cada dia que passa o consumidor exige uma resposta rápida e que resolva a sua dúvida. Muitas empresas não possuem a capacidade de manter funcionários 24 horas disponíveis para o atendimento ao cliente.

O uso do chatbot possibilita utilizar conversas inteligentes para orientar da melhor maneira o seu cliente.Eles trabalham full-time e  estão programados para atender um grande número de casos em poucos minutos. 
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