Como Aplicar o Sistema PABX nas Empresas

Como Aplicar o Sistema PABX nas Empresas

PABX é um dispositivo que foi criado para distribuir as linhas telefônicas, porém números ramais, com a finalidade de ligar diferente telefones a uma linha externa.  Por causa dessa facilidade e pelo baixo custo, esse sistema é amplamente utilizado dentro de empresas de todos os segmentos.

Nesse artigo do blog da Sincronismo falaremos sobre como aplicar esse sistema nas empresas, além de citar sobre o seu funcionamento, os diferentes tipos de modelos existentes no mercado e as vantagens que cada um pode oferecer para o seu negócio.

Como Funciona o Sistema de PABX

PABX é o acrônimo em inglês para “Private Automatic Branch Exchange”, que em tradução livre significa “troca automática de ramais privados”. 

Ele age como uma central telefônica para empresa, eficiente e de uso simples que prioriza a comunicação entre os colaboradores, clientes, internos e externos. Em outras palavras, ele conecta diversos ramais e os interliga de forma que seja possível não só transferir, mas também capturar e acompanhar chamadas, o que tá no atendimento muito mais dinâmico.

Como Aplicar os Diferentes Tipos de PABX 

Antes de aplicar o sistema de PABX na sua empresa é preciso conhecer os diferentes tipos existentes no mercado e entender qual se encaixa melhor para sua realidade, de acordo com as suas necessidades operacionais e recursos financeiros.

Os principais tipos PABX são:

  • O que é PABX virtual – Esse modelo possui todas as funções do PABX clássico, entretanto ele consiste em um software de serviço, baseado em um sistema VoIP, ou seja não aparelho físico é necessário apenas que a empresa possua um computador capaz de distribuir o sistema  e toda a distribuição de ramais funciona de forma virtual, seja computadores, tablets, celulares, entre outros.

Também conhecido como PABX IP, ele pode ser integrado a um sistema VoIP e as ligações podem ser até mesmo gratuitas;

  • PABX Analógico – esse sistema recebe linhas convencionais por meio de operadoras de telefonia fixa, operando através de uma Central Telefônica complexa e que por esse motivo costuma ser utilizado por empresas com maior capacidade de investimento financeiro, visto que o sistema necessita de manutenções preventivas constantes e suporte técnico especializado. No entanto esse tipo de PABX, costuma oferecer uma qualidade de sinal melhor e mais estável; 
  • PABX Digital – uma versão de PABX superior a analógica, que deixa as ligações livres de qualquer tipo de ruído, além disso ela possui outros recursos que a versão anteriormente citada não possui, tais como conexão com linhas fixas e entroncamento digital e discagem direta para ramal;
  • PABX Híbrido – como o nome sugere esse sistema reúne todas as qualidades das tecnologias anteriores fazendo uso de seus recursos para tornar o processo de ligação da empresa ainda melhor. 

Além disso a aplicação de sistema na empresa costuma ser mais simples por causa da flexibilidade estrutural, possibilitando que a Central Telefônica se adeque às necessidades da sua empresa e não o contrário.
Para aplicar um sistema de PABX na sua empresa é preciso levar em consideração as vantagens e qualidades de cada tecnologia além do espaço indisponível e o porte da empresa. Para esclarecer maiores dúvidas e para entender melhor como realizar essa tarefa entre em contato com a Sincronismo e fale com um de nossos colaboradores.

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