Como Evitar o Vazamento de Dados no Call Center

Vazamento de Dados no Call Center

Uma das principais preocupações que os responsáveis por uma central de atendimento tem é a questão do vazamento de dados no call center. Isso porque, em muitas dessas situações, podem ocorrer algum tipo de fraude. A fraude consiste no fato de um indivíduo ludibriar outro, se valendo de métodos ilegais para obter benefícios próprios.

Alguns dos meios que mais acabam servindo de brecha para a ocorrência de fraudes são os processos e sistemas de desbloqueio de cartão de crédito e os call centers das companhias. Para a fraude acontecer, basta que o fraudador tenha acesso a algumas informações sobre a vítima para que pratique seus crimes. Desse modo, é de suma importância haver uma grande cautela com os dados e com a maneira com que eles são manuseados diariamente na empresa.

Vale lembrar também que o vazamento de dados não ocorre apenas no que diz respeito às informações da empresa, mas também é possível realizar fraudes com os dados dos clientes dessa empresa.

Tendo em vista que esse tipo de situação é uma clara demonstração de falta de segurança, ele acaba resultando na falta de credibilidade, gerando prejuízos para a imagem da empresa, desvios de recursos financeiros, perda de clientes e o fim de parcerias comerciais. Além disso, um detalhe muito importante é que os custos para sanar esse tipo de situação é muito alto.

Uma alternativa interessante para evitar esse tipo de situação é investir em novas tecnologias e equipamentos de segurança, Os call centers que efetuam operações com informações financeiras, por exemplo, necessitam de sistemas mais avançados.

Enquanto gestor, o que é possível fazer é a implementação de soluções tecnológicas que sejam capazes de realizar algum tipo de contagem do tempo, onde os dados só ficam disponíveis para o operador durante um curto espaço de tempo ou então implementar tecnologias que impeçam o operador de tirar print da tela.

MAIS INFORMAÇÕES PARA EVITAR VAZAMENTO DE DADOS NO CALL CENTER

Outro fator que pode ser essencial para evitar vazamento de dados no call center e fraudes é elaborar regras internas aplicando-as corretamente. As regras internas são, talvez, as mais importantes para a construção de uma cultura ao redor do sigilo de dados de um call center. Desde o começo, tão logo se contrate um colaborador, é preciso incutir nele a posição da empresa com relação aos cuidados dos consumidores.

Procure sempre deixar bem claro todas as obrigações legais dele e da empresa, como aquelas constantes no Código de Defesa do Consumidor e a oportunidade da empresa sofrer processos por danos.

Estas regras, devidamente formalizadas, garantem a segurança dos dados do consumidor, além de garantir a segurança dos dados da empresa também. Uma boa estratégia pode ser implementar níveis de acesso, ou seja, a adoção de acesso restrito em determinadas operações.

Por fim, realizar treinamentos pode ser também uma excelente alternativa para evitar vazamentos de dados no call center. Os funcionários devem ser pessoas que a empresa tem confiança, por isso, nunca é demais investir nessa tarefa.

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