Gravação de URA: Como Fazer de Forma Eficiente

Gravação de URA
Gravação de URA

A gravação de ura é um dos recursos mais vantajosos para quem possui uma empresa que presta atendimento ao cliente via telefone, uma vez que você faça a gravação correta para o atendimento eletrônico, os resultados finais certamente serão os melhores.

Nesse artigo do blog da Sincronismo explicaremos como fazer uma gravação de ura eficiente desde o controle do tom de voz, até dicas do tipo de conteúdo ideal, além de explicar quais as demais vantagens e benefícios que esse serviço pode trazer para sua empresa. 

O Que é URA e Quais São Suas Vantagens?

A Unidade de Resposta Audível, URA, é uma das mais importantes ferramentas do atendimento telefônico automático, capaz de atender, fazer ligações, reconhecer comandos de voz dos clientes, responder de maneira adequada a esses comandos, encaminhar chamadas para outros setores, entre outras funções.

Essa automação dos processos de filtragem do início da ligação, usada juntamente com o bom treinamento dos operadores pode trazer inúmeras vantagens para sua empresa. 

A primeira delas, sem dúvidas é com relação a filtragem das chamadas. Quando o cliente liga, a URA já solicitar os dados importantes para o atendimento que chega ao operador devidamente identificado.

Além disso, ela traz vantagens como:

  • Torna o atendimento mais rápido e eficiente fornecendo alguns dados iniciais para o operador;
  • Reduz a fila de espera;
  • Torna um atendimento mais rápido;
  • Diminuir a ociosidade dos operadores.

Em uma empresa de call center existem ainda outras vantagens da gravação de chamadas que você pode descobrir  no artigo que elaboramos em nosso blog, clicando aqui.

Como Fazer Uma Gravação de URA

O sistema de Unidade de Resposta Audível possui diversas aplicações. Pode ser usada para realizar pesquisas simples, entrando em contato com a lista de números específicos a fim de realizar questionários rápidos e eficazes. Realiza cobranças para contas pendentes, realizando ações como informar saldo devedor envio de boleto bancário automático para pagamento de dívida, entre outras funções como divulgação e até mesmo para vendas.

Por esses motivos saber como fazer a gravação de URA eficiente é fundamental, pois essas ações, além de serem as assertivas pode ajudar a empresa reduzir gastos.

A seguir veremos quais são as dicas para gravação de URA:

  • Fique atento ao tom de voz – quando for fazer a gravação utilize um tom de voz cor ideal e que crie empatia com o cliente. Essa abordagem pode fazer toda a diferença na hora de alcançar resultados, pois configura uma forma natural para que o cliente tenha a sensação de estar em uma conversa normal;
  • Usa uma linguagem compatível com a sua empresa – toda empresa possui uma identidade que é trabalhado ao longo do tempo e com a qual os clientes se identificam quando pensam na sua marca. Por esse motivo o vocabulário utilizado deve ser compatível com essa ideia previamente estabelecida, assim fica mais fácil criar um laço empático com o cliente;
  • Saiba que o seu cliente quer – conhecer o perfil do seu cliente é fundamental para atender às suas necessidades, por isso a URA deve ter opções que solucionem todos os tipos de problemas, desde os mais simples até os mais complexos. Uma boa maneira de alcançar esse tipo de resultado em realizando pesquisas através do CRM ou pela base de dados;
  • Não menospreze a qualidade do áudio – não basta evitar a robotização da gravação é importante também que o áudio tem uma qualidade superior para que não comente o desinteresse do cliente;
  • Planeje as frases do menu – Além disso elabore com antecedência as opções que o cliente terá acesso, para que eu diálogo seja agradável e direto;

Além disso você deve tomar cuidado com mensagens muito longas que podem ser cansativas, cuide também para que o tempo de espera, caso o cliente precisa de falar com operador não seja grande demais, lembre-se: quanto mais natural foram a gravação maiores as chances de alcançar o seu objetivo.
Acompanhe mais conteúdos como esses acessando o nosso e para esclarecer maiores dúvidas de como fazer a gravação de URA entre em contato conosco.

011 3323-5550