Operação de Call Center e Coronavírus: O que Fazer

Call Center e Coronavírus: O que fazer
Call Center e Coronavírus: O que fazer

O Coronavírus têm causado grande preocupação em todo mundo pela gravidade da doença, a facilidade em contrair e disseminar o vírus, além de sua letalidade em determinado grupo de pessoas. 

Os principais sintomas da doença são: febre, tosse, dificuldade para respirar, coriza entre outros sintomas gripais, porém em algumas pessoas, os sintomas se apresentam com vômito e diarreia e, em alguns casos, não são apresentados nenhum sintoma.

Muitos são os estudos acerca dessa tão devastadora doença e a única conclusão até agora é que a melhor maneira de evitar a contaminação é o isolamento social.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra por meio de:

  • Gotículas de saliva;
  • Tosse;
  • Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc;
  • Espirro;
  • O aperto de mão é a principal forma de contágio da doença.

Sabe-se que nem todos podem se valer do cumprimento dessa proposta por se enquadrar nas atividades de serviços essenciais, então é preciso tomar algumas precauções para se manter saudável e longe do vírus. Algumas delas incluem:

  • Manter a distância entre os funcionários de no mínimo 2 metros entre cada estação de trabalho;
  • Usar postos de atendimento individuais, sem compartilhamento por vários funcionários nos demais turnos e horários;
  • Disponibilizar fones e microfones individuais usados no atendimento, sendo proibido compartilhar os equipamentos;
  • Realizar a higienização das instalações e dos equipamentos a cada troca de turno;
  • Disponibilizar álcool em gel, lenços de papel e promover campanhas internas orientando aos funcionários que lave as mãos frequentemente;
  • Orientar os funcionários a não compartilhar copos e objetos pessoais com os colegas;
  • Afastar temporariamente colaboradores que se incluem no grupo risco;
  • Afastar os colaboradores que apresentarem sintomas de gripe ou tosse. 

É importante que os funcionários colaborem com os cuidados necessários para se proteger e proteger os colegas de trabalho e, também, não correr o risco de levar a doença para dentro de sua casa. Por isso, as empresas devem promover campanhas internas de cuidados que incluem:

  • Usar máscaras de proteção em lugares públicos; 
  • Cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
  • Evitar cumprimentos com abraços, aperto de mãos e beijos;
  • Lavar as mãos com água e sabão, esfregando bem todas as partes, inclusive entre os dedos ou use álcool em gel;
  • Cobrir o nariz e boca com a junção do braço com o antebraço ao espirrar ou tossir;
  • Evitar aglomerações;
  • Manter os ambientes bem ventilados e limpos.

A Sincronismo é uma empresa atuante no mercado de produtos e  soluções em telecomunicações e se preocupa com o bem-estar daqueles que precisam continuar executando suas funções para atender às necessidades de outras pessoas. Portanto, fique atento a todas essas orientações de segurança do trabalho no call center e comece agora mesmo a se proteger e a sua equipe do novo coronavírus.

011 3323-5550