Edit Content
Teste Gratuitamente

Basta preencher o formulário abaixo

Para solicitar um teste totalmente gratuito, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

5 Diferenças Entre Voip e Skype

Atualmente, a tecnologia ampliou as opções de escolha para diversos ramos de negócio, antigamente o empreendedor era quase que obrigado a escolher por um certo tipo de modelo de negócio por não ter disponível no mercado opções que atendessem melhor à sua realidade.

Na área de telefonia ocorre o mesmo com a escolha entre Voip e Skype, qual dos dois se adequam melhor para o seu negócio, quais os pontos em comum e diferenças? Neste texto dissertaremos a respeito desses pontos para auxiliar você a entender qual a escolha mais assertiva para a sua realidade.

O que são VoIP e Skype?

VoIP, Voice Over Internet Protocol (voz sobre IP), é um sistema de telefonia criado no início da década de 90 que tornou-se viável apenas anos depois com a melhora significativa na velocidade da internet, ele utiliza da rede para transformar a voz analógica em dados criptografados, que por sua vez são transformados em voz novamente. Funciona como um telefone comum, porém utiliza a internet já existente para conectar e transmitir vozes.

O VoIP, por ser um sistema criado para comunicação, possui inúmeros sistemas adjacentes criados especificamente para compor a gama de opções para uma empresa e um deles é o softphone.

Softphone é um software que emula um telefone no computador, tablete e/ ou celular e um desses softwares é o Skype.

O Skype é um software que foi viabilizado devido a criação do sistema de telefonia VoIP, logo ambos utilizam a internet para realizar ligações, o que torna ambos semelhantes e gera confusão em muitas pessoas, que acabam associando VoIP e Skype como uma única coisa, por esse motivo, listaremos à seguir 5 diferenças entre VoIP e Skype.

  • 1.VoIP é um sistema de telefonia criado para realizar ligações via internet. Skype é um software desenvolvido e viabilizado através do conceito da tecnologia VoIP, ou seja, um softphone.
  • 2. Para finalidades profissionais o VoIP é o mais indicado, devido inúmeras vantagens que o sistema possui que profissionaliza a empresa.
    Já o Skype, por não ser tão completo é um programa ideal para situações mais informais, Porém, limita-se por não otimizar os mesmos recursos de ligação como o VoIP faz.
  • 3.Preço das ligações, o VoIP, apesar de utilizar a banda larga para realizar as ligações tem o preço um pouco mais elevado que o Skype que gasta apenas alguns centavos por minuto de ligação. Porém, em comparação com a telefonia analógica tradicional o VoIP promove uma economia de até 80% na conta telefônica das empresas.
  • 4.Voltado para o contact center, pois é muito mais completo, o VoIP promove a excelência no atendimento com alta qualidade para os clientes.
    O Skype em contrapartida desempenha muito bem o papel como ferramenta de uso para comunicação interna da empresa, para treinamento, ou para entrar em contato com fornecedores ele é uma excelente opção.
  • 5.VoIP é uma ferramenta mais completa que possui inúmeras opções que o tornam o sistema ideal para se ter em um ambiente corporativo, porém existe um custo para isso.
    O Skype por ser um software adjacente do sistema de VoIP tem sua obtenção e instalação gratuita.

Por que escolher entre um ou outro?

As empresas comumente confundem-se no momento de escolher a ferramenta ideal para o seu negócio, devido as semelhanças aparentes que ambos possuem, por isso o primeiro passo, como dito anteriormente, é entender a realidade da sua empresa antes de fazer uma escolha.

As semelhanças entre VoIP e Skype, atem-se basicamente no fato que ambos realizarem ligações, porém existe muito mais quando falamos do conceito de telefonia IP.

Como a Sincronismo pode ajudar na escolha entre VoIP e Skype?

A Sincronismo empresa líder no mercado, presente há mais de 15 anos na área, é especialista em soluções de tecnologia como: PABX IP Asterik, PABX na Nuvem, Discador Automático, gravação de chamada, URA inteligente, telefone e ramal IP, entre muitos outros. Entendendo qual é a necessidade e ajudando a implementar o sistema ideal para sua empresa.

Como possuímos inúmeras soluções tecnológicas para telefonia digital, decidir entre VoIP e Skype é uma questão de análise das necessidades de cada negócio.

Para saber qual a melhor opção para a sua empresa entre em contato conosco.

Gostou? compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pots recentes

Shot of two call centre agents working together in an office at night

Conheça o PABX em nuvem

Há 20 anos entregando soluções de telecomunicação sem complicação.