Como Configurar um Telefone VoIP?

Como Configurar um Telefone VoIP?

Não há dúvidas que a tecnologia de telefonia VoIP mudou a forma com que as empresas se comunicam e trabalham. Qualquer corporação que baseiam seu core business por meio de chamadas telefônicas com seus clientes, parceiros e fornecedores, seja prestando serviço do segmento ou não, podem usufruir de suas facilidades.
Nesse texto, além de falarmos da vantagem dessa tecnologia, mostraremos também como configurar um telefone VoIP, assim, será possível entender desde a teoria, até o momento da prática o quão útil e presente ela pode ser no dia a dia.

Como usar a tecnologia VoIP?

VoIP, significa Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo de Internet), ou seja, é a transmissão da voz via internet, consiste em transformar a voz do indivíduo, analógica, em digital, para ser ouvida do “outro lado da linha”.

A maior diferença está no uso da internet para fazê-lo e no uso de diferentes “gadgets” que possibilitam a conexão entre as partes. Se o VoIP pudesse ser definido em apenas uma palavra, seria: democrático.

Diferentemente dos métodos tradicionais de telefonia, que demanda um contrato com uma operadora de telefonia convencional e aparelhos extremamente dispendiosos, o VoIP pode ser usado de diversas formas, celulares, computadores e claro, telefones. A seguir veremos como configurar um telefone VoIP.

Passo a Passo de Como Configurar um Telefone VoIP

Existem diferentes formas de como configurar um telefone VoIP, seja diretamente pelo aparelho ou através de Adaptadores para Telefone Analógico (ATA), que transforma o aparelho tradicional o deixando apto a usar a tecnologia.

A depender da marca, a configuração do telefone VoIP pode variar, entretanto, após estabelecer a estrutura necessária, com internet banda larga (em média 10 mbps são suficientes),os passos são os seguintes:

  • Conecte o aparelho na fonte de energia;
  • Abra um browser que utilize a mesma rede que o telefone VoIP;
  • Copie e cole o endereço de IP obtido ao conectar na rede na barra de endereço do seu navegador;
  • Acesse a opção Configuração SIP no menu e depois acesse a opção usuários;
  • Preencha os campos de ID do usuário, ID autent, senha de autent e servidor SIP, pronto!

A forma de como configurar um telefone VoIP pode variar de acordo com o modelo obtido, por esse motivo, verifique sempre o manual encaminhado pelo fabricante.

É Configurar um Telefone VoIP Através de um ATA?

Sim, os ATAs são adaptadores para transformar até mesmo uma rede tradicional em VoIP, dessa forma a empresa não precisa direcionar sua receita para comprar novos aparelhos como telefones IP que acessam o sistema diretamente.

O ATA possível valores mais acessíveis e uma configuração muito simples e semelhante ao mostrado anteriormente, dessa maneira, não é necessário alterar o layout do local e mesmo assim, todas as vantagens dessa tecnologia estarão disponíveis.

Da mesma maneira, é possível utilizar softphones para usar o sistema VoIP por computadores, celulares, tablets e demais aparelhos com acesso a internet. Os Softphones são softwares ou aplicativos, que simulam a plataforma VoIP e permite a conexão desses aparelhos, um bom exemplo de softphones é o Skype e o próprio Whatsapp.

Para mais informações sobre como configurar um telefone VoIP, bem como estruturar toda a rede do sistema entre em contato com a Sincronismo.

Somos uma empresa com mais de 15 anos no mercado apresentando soluções em telefonia, disponibilizando os produtos e serviços ideais para cada cliente.

011 3323-5550