Como Montar um PABX Virtual

Como Montar um PABX Virtual

Saber como montar um PABX virtual é o último passo preparatório antes de ter um serviço que supera e muito os sistemas de telefonia empresarial tradicionais. Ter uma central telefônica
eficiente e de fácil uso torna a comunicação entre os colaboradores e clientes a partir de um mesmo ramal muito mais simples e fácil.

Com o passar do tempo, apostar em boas soluções de comunicação com centrais telefônicas nas empresas se tornou um dos pontos focais da gestão de inúmeras companhias e as centrais telefônicas virtuais, se destacam ainda mais por não necessitarem de telefonistas ou operadores, para conectar quem está ligando com o ramal escolhido, fazendo isso automaticamente.

Nesse texto, além de saber como montar um PABX virtual, vamos aprender sobre o seu conceito e a importância no meio corporativo, tanto com relação a custos, como as facilidades e vantagens oferecidas para àqueles que optam por essa opção.

O Que é Um PABX Virtual?

Traduzido, PABX significa algo como “troca automática entre ramais privados” (em tradução livre), o próprio nome já diz muito sobre como essa central telefônica funciona. Uma vez adicionado o “virtual”, o PABX (Private Automatic Branch Exchange) se torna um software de serviço que tem como base de operação um sistema baseado em VoIP (Voice over Internet Protocol), trazendo muito mais vantagens em comparação do sistema tradicional.

Em outras palavras, o PABX virtual é um sistema que possibilita ao usuário fazer ligações para qualquer lugar do mundo, bem como recebê-las a um preço muito mais baixo.

Vantagens do PABX Virtual

O PABX virtual funciona através da conexão criada pela telefonia VoIP, que converte os dados de voz analógico para digital, para então transformá-la em voz novamente, como é baseado em um protocolo de internet, traz inúmeras vantagens para os usuários, tais como:

  • Redução nos custos, diferentemente do PABX baseado em telefonia tradicional, o PABX virtual necessita apenas de um provedor de internet para realizar as ligações, que é em média 80% mais barato que as linhas comuns.
  • Além disso, não é necessário grandes investimentos em infraestrutura para a instalação, é possível inclusive reaproveitar aparelhos comuns, tornando-os aptos para a tecnologia IP através de adaptadores.
  • Também não há necessidade de fazer grandes mudanças no layout das estações existentes, visto que o sistema se baseia em um software que necessita apenas ser instalado;
  • Utiliza-se de softwares licenciados, tanto para os canais de voz como para os números dos usuários, assim possui grande capacidade de expansão, tornando-o muito mais escalável.
  • Ura com muito mais eficácia na distribuição de ligações, o que diminui o tempo de espera e equívocos na distribuição, aumentando em alguns casos em até 50% os lucros da empresa.
  • Além disso, realiza a gravação de voz em todas as ligações, é possível estabelecer bases remotas e permite integração com recursos de headsets atuais, entre outros.

Como Montar um PABX Virtual de Maneira Simples?

O primeiro passo antes de montar um PABX virtual é considerar todos os pontos importantes para tornar a montagem viável.

Nesse aspecto é preciso escolher uma empresa confiável. O PABX virtual será tão eficiente quanto a infraestrutura oferecida para a montagem do software, dessa forma, a contratação deve ser realizada levando em consideração todos os pontos fortes e fracos da sua empresa nesse sentido, pois assim, as máquinas serão capazes de receber a instalação e ter um bom desempenho sempre.

Os colaboradores da Sincronismo, fazem uma avaliação completa da estrutura existente para descobrir quais são as reais necessidades de cada cliente, pois nem sempre um computador potente é a melhor opção, visto que o PABX virtual não necessita de uma configuração muito rebuscada.

Escolha um software cuja manutenção esteja inclusa no trabalho. Em seguida deve-se verificar a velocidade da banda larga, como o PABX virtual é um serviço de cloud computing, uma internet estável significa um serviço oferecido estável. Leve em consideração o número de operadores, pois quanto mais computadores forem necessários melhor a banda larga precisa ser.

Por fim, basta definir quantos telefones IP, softphones, entre outros métodos serão adotados para se criar o melhor layout da companhia.

A melhor forma de como montar um PABX virtual para a sua empresa é através da contratação de uma equipe de confiança, aptos a realizar a instalação de todos os pontos de maneira fácil e eficiente, entregando um serviço completo a um preço justo, assim como a Sincronismo.

Somos uma empresa com mais de 15 anos de experiência em soluções de telefonia virtual, como o PABX, entre em contato conosco e conheça todos os nossos produtos e serviços.

011 3323-5550