O Que é Atendimento Por VoIP?

O Que é Atendimento Por Voip?

Poder utilizar a internet para realizar qualquer ligação é o princípio básico do atendimento por VoIP. A tecnologia é extremamente democrática e desde que sua adoção por empresas ao redor do mundo passou a ser algo mais comum, as comodidades e facilidades são sempre ressaltadas.

Um cliente ou colaborador, provavelmente não faz ideia de como o seu funcionamento se dá ou mesmo se a empresa que está buscando os serviços se utiliza da tecnologia ou não e se pensarmos friamente, isso é ótimo. Isso significa que a tecnologia VoIP não perde para a telefonia convencional em termos de qualidade e usabilidade, mas com toda certeza tem inúmeras vantagens que sua antecessora jamais terá.

Neste texto veremos o que é atendimento por VoIP e quais as vantagens que a tecnologia de comunicação gera para os usuários.

O Que é e Quais São as Vantagens do Atendimento Por VoIP?

Como dissemos, o que viabiliza o atendimento por VoIP, Voice over Internet Protocol é a internet, a tecnologia IP transmite os dados de voz analógico via protocolos de internet, transformando-os em pacato de dados digitais que podem ser enviados através de um protocolo TCP/IP. Esses dados são codificados e em seguida decodificados para que o ouvinte receba a mensagem.

Veja a seguir algumas das vantagens do atendimento por VoIP:

  • Central Telefônica Virtual Com o atendimento por VoIP até mesmo a central telefônica, tradicionalmente representada por um aparelho PABX, pode ser feita de forma virtual, ou seja, toda a infraestrutura da central existe virtualmente, dentro de um PC, por exemplo, utilizando um software que simula um PABX físico, exercendo as mesmas funções do aparelho.
    Ele possui uma interface simples de gerenciamento, que funciona na nuvem, assim, não só pode ser instalado em qualquer dispositivo eletrônico com conexão a internet, como também pode ser gerenciado de qualquer lugar do mundo, facilitando e muito o atendimento por VoIP;
  • Atendimento VoIP Em Múltiplos Aparelhos Assim como a central virtual funciona em qualquer aparelho via software, os aparelhos que cuja central distribui as linhas também funcionam através de um software, chamados de softphones, programas instalados em computadores, celulares e tabletes, que fornecem a interface necessária para realizar as ligações.
    Um exemplo muito comum de softphone é o Skype da Microsoft, provavelmente o primeiro do gênero, de caráter gratuito a circular no mercado, muito usado para comunicação pessoal ou em empresas cuja comunicação não se dá de forma massiva.
    Entretanto existem opções voltadas para grandes empresas que funcionam com eficiência igual ou superior a telefonia tradicional.
  • Maior Eficiência Para Call Centers Os Call Centers provavelmente são o segmento que mais se beneficiam das vantagens de atendimento por VoIP. Como funciona via internet, o contrato de prestação de serviço feito com uma provedora pode ser até 80% mais econômico que o contrato com as empresas de telefonia.
    Além disso, a estrutura física e o arranjo de layouts são muito mais simples, visto que a maior parte é virtual e muitos gateways podem ser usados para facilitar a instalação.
    Ao pensarmos na eficiência do tempo de ligação que cada colaborador gasta, a tecnologia permite que cada operador ganhe em média 4 horas semanais a mais. Isso porque a tecnologia VoIP possui vários serviços agregados que otimizam o tempo de espera do cliente em linha, fazendo com que as ligações durem menos tempo e deixando os operadores “livres” mais rapidamente.

E então, surpresos com as vantagens do atendimento por VoIP? Para conhecer todas as vantagens no atendimento, para empresas de todos os seguimentos, entre em contato com a Sincronismo, para que um de nossos colaboradores possa apresentar a solução ideal para as suas necessidades.

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