O Que é PBX?

O Que é PBX?

O PBX é um sistema de comunicação voltado para empresas consolidado no mercado de comunicação como uma opção confiável, estável e eficiente. Assim como outros sistemas como o PABX, esse equipamento funciona como uma central de distribuição telefônica para empresas, porém, o PBX é utilizados por companhias que não possuam como uma de suas atividades, o fornecimento de serviços telefônicos para o público em geral.Ou seja, o PBX é uma central de distribuição para comunicação interna voltada para troca de ramais privados.

Ainda não ficou claro? Não se preocupe, neste texto iremos esclarecer o que é PBX, para que ele é usado, quais suas vantagens e diferenças em comparação do PABX.

O Que é PBX e Como Ele é Utilizado?

Para entender o que é PBX temos que começar pelo significado da sigla, Private Branch eXchange, que em tradução livre significa nada mais que “troca de ramais privados”, em outras palavras, consiste em um sistema que possibilita a conexão entre dois ou mais telefones de uma mesma rede interna de uma empresa que também é capaz de conectar esses aparelhos a rede pública de telecomunicações, PSTN, Public Switched Telephone Network, Rede Pública de Telefonia Comutada em português.

Atualmente o PBX pode ser utilizado em qualquer empresa que busque por uma distribuição telefônica mais eficiente, entretanto, como citamos anteriormente, esse sistema não é utilizado para companhias que prestam serviços de telefonia, como os Call Centers, o PBX é utilizado para conectar ramais internos e externos.

Origem do PBX

Outro ponto importante para entender o que é PBX é saber a razão para o seu surgimento. Na década de 1960, graças a necessidade de fazer e receber chamadas telefônicas de maneira mais eficiente, através de um operador, por esse motivo o equipamento foi criado. O objetivo também incluía a economia de recursos em chamadas intra-office.

Diferenças Entre PABX e PBX

O PABX (Private Automatic Branch eXchange), pode ser considerado como o passo seguinte do PBX, pois realiza a troca de ramais privados automaticamente, sem a necessidade de um operador para intermediar as ligações.

Além disso, possui algumas funções agregadas como:

  • A gravação de chamadas
  • Unidade de Resposta Audível, URA
  • Música de espera

Por esse motivo é um aparelho utilizado por companhias que prestam serviços de telecomunicações para o público em geral.

Então Porque Utilizar o PBX?

Como dissemos, o PBX é uma solução para empresas que desejam conectar suas linhas e ramais internos, entre os usuários e com uma rede pública, por ser um sistema mais sucinto, automaticamente se torna uma opção mais eficiente para que o utiliza. Outra razão para optar pelo PBX é o preço, se comparados com sistemas de PABX ou mesmo as opções que utilizam a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) é muito mais barato.

Por esse motivo, mesmo que seja uma tecnologia que está no mercado a muitos anos, o PBX ainda é eficiente e atual.

PBX e a Sincronismo

A Sincronmismo é uma empresa com mais de 15 anos de experiência oferecendo soluções em telecomunicações para as principais companhias do segmento. A nossa expertise inclui entender qual a necessidade de cada cliente e qual o melhor produto para ser agregado no seu dia a dia.

Com essa visão, nossos especialistas avaliam as melhores opções, pois para nós, o mais importante é que nossos clientes tenham um produto que faça sentido para suas necessidades, em outras palavras, nosso objetivo é a sua satisfação em primeiro lugar.

Para maiores informações e para saber mais sobre o que é PBX e como ele pode ajudar a comunicação da sua empresa, não exite em entrar em contato com a Sincronismo.

011 3323-5550