Discador Automático de Chamadas

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A tecnologia de telefonia IP não é tão recente quanto pensamos, ela foi criada em 1970, mas o seu uso só passou a ser viável no início dos anos de 1990. Seu conceito baseia-se em usar o mesmo sistema de telefonia comum, porém via protocolo de internet, IP.

Resumidamente, a telefonia converte a voz analógica em dados digitais, para serem transferidos pela rede. Para isto ocorrer é necessário utilizar aparelhos específicos capazes de se conectarem a uma rede de computadores para receber dados, vozes e imagens, similares aos aparelhos telefônicos tradicionais, porém com conectores compatíveis com as placas de computadores (RJ-45).

Apesar de seu surgimento precoce, a limitação na velocidade de transmissão dos dados via internet, não permitiu que a telefonia IP se expandisse apropriadamente. Apenas no início dos anos 2000 e melhora na velocidade da banda larga de uma maneira geral é que as empresas passaram a utilizar a telefonia IP amplamente.

Quais as Diferenças em Telefonia IP e VoIP?

Os termos são comumente confundidos, contudo existe uma diferença fundamental entre eles, tanto a telefonia IP, quanto o VoIP – Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo de Internet) – possuem o mesmo princípio de funcionamento, a conversão de dados analógicos em digitais, a diferença está na forma como isto é feito.

Na Telefonia IP podem ser utilizados aparelhos como o telefone IP e ATA (Adaptador Telefônica Analógico), por exemplo, para possibilitar a transmissão de voz digital através de um aparelho com conectores RJ-45 ou um telefone convencional, respectivamente. Por outro lado, a telefonia VoIP utiliza softwares para realizar esta função que pode ser instalado em qualquer computados, notebook, tablet, celular, entre outros, sem a necessidade de uma aparelho específico.

Quais são os Requisitos da Telefonia IP?

O principal objetivo deste tipo de tecnologia é garantir que o serviço oferecido seja uma alternativa que mantenha o mínimo das funcionalidades e qualidade similar aos da telefonia tradicional, aproveitando a cooperação da rede para transmitir voz e dados.

Alguns requisitos são indispensáveis para que a telefonia IP possa garantir uma operação sem falhas, tais como a difusão da voz em tempo real com atraso menor que 300 ms e procedimentos indicativos para estabelecer o controle de chamadas e o fornecimento de serviços adicionais, por exemplo.

Arquitetura

A arquitetura da telefonia IP é fundamentalmente diferente do sistema convencional as centrais telefônicas tradicionais são estabelecidas através de arquiteturas hierárquicas com endereçamento dependente da geografia da área de abrangência da rede.

Por outro lado, o serviço de telefonia IP é plano, não hierárquico, focado no transporte e roteamento de pacotes de dados e pode oferecer outros serviços inexistentes na telefonia tradicional.

Os elementos da arquitetura são:

  • Rede IP;
  • Sistema de telefonia fixa comutada (STFC);
  • PABX;
  • Terminal telefônico convencional;
  • Terminal telefônico IP;
  • Terminal multimídia (TM);
  • Gateway (GW);
  • Gateway controller (GC);
  • Multipoint control unit (MCU);
  • Gatekeeper (GK);
  • Zona.

Protocolos

A Infraestrutura dos protocolos, baseadas na arquitetura da telefonia IP são TCP/UDP/IP.

Como Implementar uma Central de Telefonia IP?

A adoção da telefonia IP trás inúmeros benefícios, o principal é a redução de custos, contudo para que o planejamento seja adequado e os resultados apareçam rapidamente é necessário saber como implementar uma central de telefonia IP, para evitar gargalos e otimizar ao máximo a operação.

Para tanto é necessário analisar a rede LAN/WAN do ambiente, verificar o estado de roteadores, switchs e links de internet, entre outros. Além disso, a criação de um mapa de rede é fundamental para definir os tipos de serviços que serão utilizados, com isto é possível antever possíveis falhas e deficiências na rede. O passo final é a escolha dos dispositivos e da operado VoIP que serão utilizados.

Caso hajam dúvidas remanescentes sobre a telefonia IP entre em contato conosco, temos sempre um especialista pronto para sanar as dúvidas específicas. A Sincronismo é uma empresa com mais de 15 anos de experiência em telefonia e possui as principais soluções para o seu negócio, entre em contato conosco.

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