Quais São os Tipos de Comunicação de Voz Sobre IP?

Quais São os Tipos de Comunicação de Voz sobre IP

A telefonia de voz sobre IP (Internet Protocol) é o próximo passo da comunicação corporativa, isso porque a tecnologia fornece um serviço que é altamente escalável, atende a todo tipo de organização, tem custos de operação e manutenção baixos, além de fornecer serviços agregados e integrados com outros devices e tecnologias.

Essas características fizeram da comunicação de voz sobre IP o carro chefe de muitas organizações, sejam elas prestadoras de serviços de telecomunicação ou não. Para entender quais são os tipos de comunicação de voz sobre IP, primeiro teremos que entender como a tecnologia funciona e qual a sua viabilidade para cada usuário. Então continue acompanhando a leitura que iremos tirar essas dúvidas nos tópicos seguintes.

Você Sabe Como Funciona a Comunicação de Voz Sobre IP e Quais São os Seus Tipos?

A comunicação de voz sobre IP é uma tecnologia também chamada de VoIP e a sigla em inglês, Voice over Internet Protocol, faz alusão direta ao uso da internet para realizar ligações, conectando uma pessoa a outra, através de seus aparelhos.

A tecnologia surgiu no início dos anos 90, entretanto, uma internet deficiente da época, não possibilitou a viabilidade da tecnologia, tornando-a popular a partir da década seguinte, onde a velocidade de banda larga se tornou maior e os valores de contratos de provedores mais acessíveis.

Mas como ela funciona e quais os tipos de comunicação sobre IP que utilizamos no dia a dia, tanto no ambiente corporativo quanto no social? Veja a seguir:

  • Como Funciona A Tecnologia VoIP? A tecnologia VoIP consiste na codificação da voz analógica para digital, dessa forma, o falante utiliza um aparelho para transmitir a voz, o sistema VoIP codifica para ser enviado e em seguida o decodifica para que o usuário possa escutar a mensagem;
  • Qual a Diferença Entre VoIP e IP? VoIP é a tecnologia que faz a codificação e decodificação das mensagens, transformando voz analógica em digital e vice-versa. IP pode ser considerado como a estrutura que permite que essa tecnologia funcione;
  • Quais as Vantagens da Comunicação de Voz Sobre IP? As vantagens da comunicação de voz sobre IP são muitas, se compararmos com a tecnologia tradicional de comunicação, a tecnologia VoIP possui serviços agregados que permitem a automatização de diversos processos, além de aumentar a interatividade com outras funções.
    Com ele é possível, ler, receber e enviar e-mails, promover áudio e videoconferências, saber quem está ligando, enviar mensagens, entre muitas outras funções. Além de ser até 80% mais barata que a telefonia tradicional;
  • Quais São os Tipos de Comunicação de Voz Sobre IP? Que as ligações de voz sobre IP acontecem pela banda larga, todos já sabemos, mais quais são os tipos de comunicação dessa tecnologia?
    Para que uma empresa realize uma ligação via VoIP ela precisa de aparelhos que tenham acesso a tecnologia ou softwares que possibilitem a conexão, dessa maneira, é possível realizar a comunicação de voz sobre IP através de computadores para computadores, entre telefones IP, celulares com softphones instalados, tablets e qualquer outro device que possua estrutura para receber a tecnologia.
    Além disso, é possível estabelecer a comunicação “cross-device”, ou seja, um telefone IP pode realizar uma ligação para um PC, celular ou tablet, bem como qualquer um desses devices.

A Sincronismo é uma empresa com mais de 15 anos de experiência oferecendo soluções de voz sobre IP, entre em contato conosco e conheça todas as nossas opções de produtos e serviços para sua empresa e descubra como a Sincronismo se tornou referência no segmento ao longo dos anos.

011 3323-5550