Tipos de Telefones IP para se Utilizar em um PABX IP Baseado em Asterisk

Tipos de Telefones IP para se Utilizar em um PABX IP Baseado em Asterisk

Uma central telefônica baseada em telefonia IP agrega inúmeras vantagens para empresas de todas as áreas, desde industrial à call center, a flexibilidade que este tipo de tecnologia oferece, faz com que um sistema de telefonia possa ser montado utilizando até mesmo um único computador central como distribuição, até grandes servidores para suportar um tráfego de voz robusto.

O sistema PABX IP Asterisk é um sistema completo que opera como uma base, que se conecta com diversos gateways, incluindo o telefone IP, mas o que é um PABX IP baseado em Asterisk e o telefone IP? É o que veremos a seguir.

O que é um Telefone IP?

O telefone IP funciona de maneira similar a um telefone tradicional, contudo estes aparelhos são capazes de conectar-se diretamente a rede de dados graças aos seus conectores RJ-45, utilizando protocolos de transferência de dados como SIP ou IAX para estabelecer a comunicação entre usuários. Ou seja, o próprio telefone converte os dados de voz analógica em digitais, automaticamente.

O que é um PABX IP Baseado em Asterisk?

O PABX IP é um sistema de telefonia completo que possibilita a realização de ligações telefônicas a cerca de todas as redes de telefonia existente. Toda conversão que acontece no sistema é transmitida como pacote de dados para a rede, utilizando a plataforma Linux. A grande vantagem do PABX IP é que ele permite uma conectividade em tempo real com latência menor que 300 ms entre redes PSTN (telefonia convencional) e telefone VoIP.

Quais os Tipos de Telefones IP?

Os principais tipos de telefones IP são:

  • Hardware IP – Como dissemos no início, o telefone IP ou hardware IP é um aparelho semelhante ao telefone comum, porém conectado diretamente a uma rede de dados graças a sua porta de conectividade RJ-45. Com ele é possível converter os dados automaticamente sem o auxílio de adaptadores. Além disso, estes aparelhos possuem um mini hub integrado que permite a conexão direta com um computador.
  • ATA – O Adaptador de Telefone Analógico, ATA, transforma o telefone comum em um telefone IP, conectando-o diretamente a tomada da rede Ethernet. Assim, não é necessário dispensar os equipamentos antigos para adotar a tecnologia VoIP.
  • Telefone IP USB – Este modelo é muito popular, para fazê-lo funcionar basta conectar o telefone diretamente na porta USB do computador, havendo um software IP o aparelho irá funcionar imediatamente.

Quais as Vantagens em se Utilizar um Telefone IP na Minha Empresa?

Existem muitas vantagens em se utilizar um telefone IP em sua empresa, a começar pela redução dos custos. Os telefones IP utilizam-se de um provedor para realizar as ligações, por esse motivo, a conta telefônica fica muito mais barata, visto que os preços praticados pelas empresas prestadoras de serviço são bem menores em comparação a telefonia tradicional.

Além disso, outras vantagens surgem concomitantemente com o uso desta tecnologia, as principais são:

  • Recursos – Além do uso de voz, os telefones IP possuem identificador de voz, reencaminhamento de chamadas, compartilhamento de dados e informações com terceiros.
  • Conferência – Possui opções para sala de conferência, chamadas de áudio e vídeo para outros usuários simultaneamente.
  • Qualidade de áudio – Com uma conexão estável a qualidade do áudio em HD tende a ser tão boa quanto às chamadas tradicionais.
  • Mobilidade – É fácil adaptar os telefones IP ao layout da sua empresa, basta apenas ter um ponto de acesso à rede próximo.

Os preços dos aparelhos podem variar de acordo com a necessidade de cada empresa, contudo, o sistema PABX IP baseado em Asterisk garante que todas as opções funcionem com o máximo de desempenho e qualidade. Para maiores informações consulte-nos, a Sincronismo é uma empresa com vasta experiência em soluções para telefonia.

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