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Chatbot Atendimento ao Cliente

O Chatbot atendimento ao cliente interage com usuários através de aplicativos de mensagens em celulares, tablets e computadores. Ele é uma alternativa para melhorar a experiência do cliente para com a sua empresa, realizando um atendimento simultâneo e eficiente.

Esse sistema consiste na interação feita por texto baseada em uma linguagem simples e uma interface equipada com botões funcionais que têm o objetivo de facilitar a comunicação do cliente com a empresa. Um Chatbot é um robô que pode ser baseado em regra ou inteligência artificial, capaz de estabelecer a interação com usuários através de simples aplicativos de mensagens, como:

Como Funciona e Qual a Importância do Chatbot Atendimento ao Cliente?

Como Funciona e Qual a Importância do Chatbot Atendimento ao Cliente?

O Chatbot atendimento ao cliente podem funcionar baseados em palavras-chaves e/ou comandos específicos capaz de interpretar o que é descrito pelo usuário, utilizando o tempo e o cruzamento de dados para prever e entender as suas necessidades.

Por esse motivo, o chatbot é uma solução real para resolver o problema de espera no atendimento, propiciando que a sua marca se aproxime muito mais dos seus clientes. Algo possível graças à similaridade que as conversas desse tipo de machine learning possui com uma conversa real, automatizando, porém, personalizando cada interação.

Ele pode ser personalizado de acordo com o tipo de público que sua empresa busca atingir e seus objetivos, alimentando a plataforma com conteúdo exclusivo e relevante.

Além disso, esse sistema elimina o tempo de espera do cliente por uma resposta, tornando mais eficiente e assertiva essa relação. O chatbot é uma estratégia de marketing de atração (Inbound Marketing) que funciona em qualquer etapa do funil de vendas, sempre proporcionando uma experiência única, relevante e personalizada.

Quais os Benefícios do Chatbot

Adquirindo o Chatbot atendimento ao cliente da Sincronismo, a sua empresa poderá contar com inúmeras funcionalidades, melhorando a captação de leads através do recolhimento de dados de acordo com a segmentação buscada e aumente consideravelmente as chances de conversão.

Outros benefícios desse tipo de sistema incluem:

  • Funcionamento em tempo integral, com linguagem variada;
  • Redução de custos com contas telefônicas, call center e outros sistemas similares;
  • Maior rapidez no atendimento, evitando que o cliente permaneça horas para ser atendido, o que melhora a eficiência operacional da sua empresa;
  • Pode ser usado em qualquer fase da operação da sua empresa;

 

Além disso com o Chatbot o usuário é capaz de fazer agendamentos, marcar horários e reservas de maneira simples e rápida, automatizando o atendimento sem perder em qualidade. Além disso é possível enviar notas fiscais, 2ªvia de boletos, faça simulações de produtos e serviços e muito mais.

Outros Benefícios Incluem:

 

  • Redução de reclamações sobre serviços em redes sociais;
  • Uma infraestrutura e telefonia mais enxuta;
  • Menu de serviços;
  • Geração de protocolos
  • Interação por diferentes mídias, vídeos, fotos, links e geolocalização.

 

Uma ferramenta completa, que oferece benefícios para empresas, clientes, call centers, entre outros.

Como Implementar o Chatbot Em Sua Empresa

A eficiência do chatbot atendimento ao cliente é tamanha que já em 2016 uma pesquisa realizada pelo Business Insider mostrou um aumento de mais de 229% no investimento de empresas nesse tipo de sistema, sendo que apenas nos Estados Unidos, os chatbots já substituíam mais de 29% do quadro de suporte técnico e 36% dos representantes de venda, resultando em uma economia de mais até 23 bilhões de dólares em folhas de pagamento.

A inevitável tendência por um atendimento mais rápido e efetivo, fez com que as empresas buscassem soluções no SAC 2.0, adotando diversos canais digitais para melhorar a experiência dos clientes, visto que a necessidade de obter melhor desempenho no atendimento para solucionar a gigantesca demanda existente criada por um atendimento muitas vezes defasado é uma realidade presente.

Para realizar a implementação do chatbot que tem o objetivo de suprir essa demanda é necessário seguir alguns passos, iniciando com a definição de um objetivo para se ter o chatbot em sua empresa, seja vender mais, aumentar a captação de leads ou melhorar os processos operacionais internos.

Além disso, é necessário escolher qual será a personalidade e características do seu robô, para que ele não erre o “tom” das respostas. Em seguida estruture a frequência das mensagens, que pode ser feita baseado em palavras-chaves para direcionar o cliente para a solução que ele procura.

Por fim é a hora de criar o chatbot, nesse momento escolher qual o software ideal pode ser uma decisão difícil, por isso contar com o auxílio de profissionais que entendam quais as reais necessidades do seu negócio são muito importantes.

A Sincronismo é uma empresa com mais de 20 anos de experiência oferecendo soluções para facilitar a comunicação dos seus clientes com a sua empresa, entre em contato conosco e conheça ainda mais sobre como o chatbot pode otimizar o seu negócio.

Perguntas Frequentes sobre Chatbot

Um chatbot é uma ferramenta para conversar com seu cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Ele pode responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial.

Por esse motivo, o chatbot é uma solução real para resolver o problema de espera no atendimento, propiciando que a sua marca se aproxime muito mais dos seus clientes. Algo possível graças à similaridade que as conversas desse tipo de machine learning possui com uma conversa real, automatizando, porém, personalizando cada interação.

O chatbot serve para ajudar no atendimento ao cliente – melhorando o SAC -, em campanhas de marketing e também para vender os produtos sem a necessidade de um funcionário humano. Ele também pode servir para a comunicação interna das empresas.

O chatbot funciona a partir de um fluxo estruturado, programado para entender as mensagens do usuário e resolver as diversas solicitações. A partir do primeiro envio feito pelo seu cliente, ele busca as soluções de forma simples e rápida. Há também chatbots com inteligência artificial, que aprendem as variações com o tempo e se desenvolvem com as interações.

Com um chatbot, as empresas podem otimizar seus processos, aumentam a satisfação de seus clientes, escalam seu atedimento, reduzem os custos e também se tornam um novo canal de vendas. Para os clientes, os chatbots são um atendimento rápido com uma solução eficiente de forma simples.