Solução em PABX para condomínios empresariais | Sincronismo
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PABX para condomínios empresariais

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PABX para condomínios empresariais

 

PABX para Condomínios. Conheça todas as soluções e benefícios para melhorar a comunicação dentro do seu Condomínio

Um sistema PABX é um equipamento presente em diversas empresas e escritórios que têm a necessidade de conectar ambientes por linha telefônica. A sigla em inglês significa Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), e caracteriza sua principal função: viabilizar uma rede interna de telefonia, oferecendo facilidade e eficiência à rotina de trabalho.

Estes aparelhos aperfeiçoam o sistema de comunicação, melhorando o atendimento e a comunicação corporativos, permitindo maior organização no ambiente profissional. Ao instalar o dispositivo, pode-se dar um destino correto às ligações, implantando um ramal por setor, ou ainda, otimizar o trabalho, realizando chamadas simultâneas, por exemplo.

O que é um sistema PABX?

O PABX é uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que ele permite a conexão direta com outras linhas internas, inclusive sem fio, por meio de ramais. Assim, de forma automática (após a configuração feita pelo usuário) e sem a intervenção de um operador ou da telefonista, este equipamento direciona a chamada para o ramal escolhido.

O direcionamento das chamadas externas para os ramais e a possibilidade de comunicação interna oferece mais eficiência e rapidez no atendimento das demandas.

PABX Convencional

O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo. É ideal para empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação. Suas principais funções são:

  • Seleção automática de linhas – ao realizar a ligação, a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
  • Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação; por exemplo, o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e, quando passar do tempo, a ligação cairá;
  • Controle das chamadas telefônicas internas e externas;
  • Chamada em espera;
  • Possibilidade de inserir um menu para encaminhar o atendimento (Atendimento Automático Digital por uma DISA – URA);
  • Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
  • Conexão com porteiros eletrônicos;
  • Possibilidade de integrar a um software de tarifação para realizar o controle de chamadas (Controller);
  • Transferência de chamadas;
  • Identificador de chamadas;
  • Reuniões por telefone (chamada em conferência);
  • Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar.

Sistema PABX: vantagens para sua empresa

Agora que você já conhece os tipos de PABX, vamos apresentar as vantagens do uso na sua empresa.

Melhorias no atendimento

O PABX IP conta com a tecnologia URA (Unidade de Resposta Audível), que possibilita atender ligações por meio de uma gravação personalizada. Esse recurso facilita o direcionamento da chamada para o setor adequado e reduz a quantidade de atendentes necessários para suprir uma demanda. Além de tornar o atendimento mais eficiente, a URA promove a economia de recursos humanos e financeiros.

Ganho de produtividade

Por estar conectado à internet, o PABX IP pode ser utilizado por dispositivos móveis, ampliando o que antes estava restrito à comunicação entre ramais. Desse modo os colaboradores conseguem acessar o sistema de onde estiverem e fazer os contatos necessários de forma mais dinâmica, aumentando sua produtividade.

Redução de custos

O sistema PABX IP conecta os sistemas de comunicação da empresa, permitindo chamadas gratuitas entre departamentos e até mesmo entre filiais. A economia com ligações telefônicas feita desta forma é bastante grande, contribuindo para reduzir os custos operacionais.

Ramais unificados

Com a tecnologia PABX IP, é possível unificar ramais do sistema VoIP ou da telefonia convencional. Isso elimina a necessidade de mudanças de número e facilita a adaptação dos colaboradores.

Facilidade na gestão da rede

Por ter a capacidade de integrar todos os ramais de telefonia em uma única rede de dados, o sistema PABX IP facilita bastante a administração de rede, ajudando a detectar e corrigir eventuais problemas. Ao mesmo tempo, o sistema é capaz de adicionar e remover canais de forma ágil, o que facilita a manutenção e diminui o tempo ocioso ocasionado por ela.

Proporciona dados otimizados

Por usar a mesma estrutura de cabeamento da telefonia, a transmissão digital otimiza de forma considerável o processo de comunicação. Para efeito de comparação, em média, o tempo e os recursos necessários para o uso da comunicação VoIP é 50% mais baixo do que as chamadas tradicionais.

Gerenciamento facilitado

O PABX IP é totalmente configurado através de interface web, simplificando a realização de ajustes e manutenções. Interfaces intuitivas permitem que mesmo pessoas leigas possam realizar alterações básicas, caso sejam necessárias. Mas lembramos que é importante contar com um técnico especializado para o projeto e o suporte.

Imagens

A tendência crescente do uso de chamadas por vídeo também está contemplada no sistema PABX IP. Com o uso da tecnologia VoIP, as videoconferência podem ser realizadas de forma simples e eficaz, aumentando a proximidade entre usuários.

Melhor visibilidade de status

Nas redes analógicas, pode ser difícil obter informações sobre o status do sistema. Já com a tecnologia digital, essa tarefa é muito simples e pode ser feita por meio de interfaces de gerenciamento via web, possibilitando verificações precisas e constantes do sistema de telefonia.

Ligações feitas de qualquer lugar do globo

Com a tecnologia VoIP, a base de comunicações é o protocolo SIP (Protocolo de Iniciação de Sessão), o mesmo utilizado na criação de sessões multimídia. Este protocolo permite realizar ligações de qualquer lugar, com custo reduzido.

Gestão de Call Center

O sistema PABX é excelente para gerenciar as ligações de um call center. Importação de mailings, direcionamento das chamadas, realização de chamadas automáticas, controle das ligações, armazenamento. Tudo isso proporciona mais produtividade e controle.

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