Como Montar um Call Center de Cobrança

Como Montar um Call Center de Cobrança

Como Montar um Call Center de Cobrança

A Sincronismo, empresa que oferece os melhores serviços e soluções de telefonia conta com uma série de produtos voltados para o call center. Muitos deles estão relacionados às otimizações dos setores especializados.

Saiba mais sobre como montar um call center de cobrança e que ações são fundamentais para alcançar metas de forma mais objetiva.

O que é call center de cobrança

Esse setor é responsável por entrar em contato com consumidores com o objetivo de evitar riscos relacionados às receitas das empresas. Ele atua em duas linhas:

  • Cobrança simples – Usada para promover a regularização de uma pendência financeira. As ações objetivam colocar os pagamentos atrasados em dia e fazer valer o contrato firmado.
  • Recuperação de crédito – Tem como objetivo eliminar a inadimplência, sem deixar de levar em consideração a potencialidade de comprador do cliente.

Cada uma das ações deve ser direcionada a partir de uma análise detalhada da situação de cada cliente. Nesse cenário, a gestão de cobranças é algo de extrema complexidade e que necessita ser executada com foco nos indicadores de sucesso.

Como montar um call center de cobrança

Planejamento, treinamento de equipe e criação de ações que se aproximem ao máximo do alcance das metas são medidas constantes que devem fazer parte da rotina de um call center de cobrança.

Além desses elementos, é necessário levar em consideração o contexto relacionado à infraestrutura e utilização de equipamentos e recursos que otimizam o trabalho dos operadores. Dessa forma, além de outros produtos, na Sincronismo, você encontra:

  • Software para gerenciamento de chamadas – A Sincronismo disponibiliza esse recurso que interage com PABX IP Asterisk e fornece diversas métricas de avaliação para o seu call center de cobrança criar estratégias mais assertivas.
  • Discador automático de chamadas – Esse produto diz respeito ao sistema online e acessado via browser que recebe informações referentes à lista de telefones que irão receber a ligação.
    Esse recurso é capaz de estabelecer o horário das chamadas e fazer ligações automaticamente. O operador é acionado quando a chamada é atendida e, assim, pode falar diretamente com o cliente.
  • URA humanizada– A Unidade de Resposta Audível promove o atendimento automatizado ao cliente. O sistema é capaz de promover a execução de processos inteiros, sem a necessidade da interação humana.
  • A usabilidade desse recurso é eficaz no setor de call center de cobrança porque atua no processo comunicativo a partir de funções complexas promovidas por mecanismos de inteligência artificial.

  • Gravação de chamadas – Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas para acesso online. A seleção de dados permite criar estratégias mais eficazes após análise das métricas de negociação.

Vale lembrar que, de acordo com a lei 8.078, é obrigatório que empresas que possuem call center apliquem suas ligações pelo gravador telefônico. Esse recurso garante a segurança da empresa, do cliente e do operador.

Relatório e monitoramento de chamadas- Esse recurso possibilita que a gestão do setor de cobrança analise a qualidade do atendimento destinado via telefone. Com esses dados, é possível realizar treinamentos contínuos dos funcionários para garantir a melhoria do processo.

Passos assertivos e visibilidade no mercado

A partir das informações prestadas nesse artigo, você será capaz de entender como o call center de cobrança deve ser estruturado do ponto de vista dos recursos humanos e materiais.

A equipe de consultoria e implementação de produtos da Sincronismo está pronta para te atender e garantir que sua empresa prossiga com serviços que levam em consideração a eficiência operacional, o bom relacionamento com o cliente e a consequente recuperação de crédito. Entre em contato para mais informações.

011 3323-5550