Mitos Sobre Telefonia VoIP

Mitos Sobre Telefonia VoIP
5 (100%) 1 vote

Mitos Sobre Telefonia VoIP

A telefonia VoIP é uma tecnologia utilizada para fazer ligações através da Internet onde a conexão entre os computadores ocorre por meio de seu número de IP e permite que se converse da mesma forma que acontece em ligações telefônicas convencionais. Outras opções mais avançadas, como conversas por videoconferência, também estão disponíveis.

A telefonia VoIP e outros recursos com essa tecnologia já estão presentes no cotidiano, embora isso possa passar despercebido.

Onde é Possível Encontrar a Telefonia VoIP?

A ferramenta mais conhecida em todo o mundo que utiliza a tecnologia VoIP é o Skype, aplicativo de envio de mensagens, ligações e videoconferências. Aliás, esse software é o mais utilizado em empresas de comunicação de menor porte.

Porém, o Skype está longe de ser o único software com essa finalidade no mercado. A tecnologia VoIP é muito avançada e pode ser utilizada para uma série de tarefas no ramo corporativo, principalmente se a intenção for o atendimento ao cliente. Algumas das estratégias que podem ser aliadas à telefonia VoIP são as seguintes:

  • Armazenamento de dados e informações;
  • Gravação de voz;
  • Divisão de ramais e setores.

Principais Mitos Referentes à Tecnologia VoIP

A falta de percepção da aplicação dessa tecnologia contribui para a criação de alguns mitos e concepções equivocadas sobre seu funcionamento. Confira os principais mitos sobre a tecnologia VoIP e fique mais esclarecido sobre esse assunto!

1 – A Qualidade da Chamada é Ruim

Esse é, provavelmente, o mito mais difundido. Se você deseja um equipamento para atendimento profissional, certamente essa dúvida estará em sua mente. Porém, não há com o que se preocupar. Com o desenvolvimento e crescimento dessa tecnologia a cada ano, empresas do setor investem mais em serviços eficientes de telefonia VoIP e a Internet banda larga, que fica cada vez mais rápida e acessível, torna a transferência de dados mais prática.

O ideal é encontrar um software que satisfaça as necessidades da empresa e contar com uma banda larga de boa qualidade, que possa manter a estabilidade das ligações.

2 – A Telefonia VoIP é Restrita a Grandes Empresas

Conforme visto anteriormente, o Skype é a ferramenta mais usada por várias empresas de comunicação de pequeno porte. A tecnologia VoIP é vantajosa independentemente do porte da empresa, já que:

  • É bastante rápida;
  • Pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones;
  • Se mantém conectada durante o dia inteiro;
  • É muito mais barata e eficiente.

Mesmo microempreendedores individuais podem utilizar um software de telefonia VoIP e ser beneficiados por isso. Os vários recursos que podem ser disponibilizados através da contratação desse serviço, como mensagens, atendimento eletrônico, ramais virtuais, gravação de ligações e relatórios são benefícios adicionais, além do ótimo banco de dados, onde ficam armazenadas as informações de todos os clientes.

3 – A Tecnologia VoIP é Insegura

Esse mito é sustentado pelo argumento de que a invasão de sistemas IP pode ser feita facilmente, embora o desenvolvimento da tecnologia tenha avançado bastante com o passar do tempo e a dificuldade das invasões tenha aumentado consideravelmente.

Além de os softwares serem protegidos contra invasões, vírus, fraudes eletrônicas e acessos não-autorizados, alguns serviços de VoIP são criptografados, ou seja, completamente isentos de espionagem e ataques de hackers.

Para evitar problemas, o mais recomendado é pesquisar bem os serviços oferecidos e escolher aquele que seja mais apropriado para as necessidades de cada empresa.

4 – O Preço da Telefonia VoIP é Muito Alto

À primeira vista, para quem já está habituado com sistemas de comunicação geralmente utilizados em call centers, o preço da telefonia VoIP pode parecer alto. Porém, pesquisas apontam que a economia proporcionada por esse serviço pode chegar até a 70%, pois assim que o produto é comprado as ligações possuem um custo bem baixo, quase inexistente. Logo, a economia vem no valor das ligações.

Outra vitória da tecnologia VoIP é que sua adaptação para dispositivos móveis cresce cada vez mais, o que diminui a complexidade da infraestrutura necessária para o funcionamento do sistema sem perder o profissionalismo e a flexibilidade no atendimento ao cliente.

Quais os Principais Diferenciais da Telefonia VoIP?

  • Seu custo é mais baixo do que o da telefonia convencional;
  • Sua adaptabilidade a dispositivos móveis é excelente;
  • Sua velocidade de funcionamento é muito alta, de acordo com a Internet contratada pela empresa.

Além disso, a telefonia convencional não é capaz de oferecer os mesmos recursos da telefonia VoIP, ainda mais quando se tata do relacionamento com o cliente. O arquivamento de dados é uma ferramenta excelente para estudar mais profundamente o público da empresa e saber no que ela deve investir, afinal as chances de oferecer promoções e lançamentos com assertividade é muito maior se isso for direcionado aos clientes.

Outro grande diferencial dos serviços VoIP é a geração de relatórios periódicos que ajudam na identificação dos principais problemas da empresa e em sua posterior solução. Isso faz com que a telefonia VoIP seja uma ferramenta importantíssima para que a empresa cresça e se desenvolva, desde que se escolha um serviço de alta qualidade.

Não deixe que os mitos difundidos erradamente te afastem dos serviços VoIP e invista agora mesmo nessa tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 9 9734.4700