Saiba os Tipos de PABX e Consiga Escolher o Melhor Para a Sua Empresa

Avalie esta postagem

Saiba os Tipos de PABX e Consiga Escolher o Melhor Para a Sua Empresa

A comunicação é um fator imprescindível para o crescimento e o sucesso de empresas de todos os portes e segmentos. Embora não restem dúvidas em relação a isso, não é raro encontrar problemas e falhas nesse setor, o que é bastante prejudicial e pode colocar em risco o desempenho da empresa e, por consequência, gerar resultados ruins. A implantação de um PABX é uma excelente solução.

O PABX é um sistema que pode fazer com que os parceiros e colaboradores se comuniquem com maior eficiência e segurança. Todos os ramais ficam mais bem organizados e tanto a comunicação entre os funcionários quanto com clientes e fornecedores é feita com mais agilidade e praticidade. Conheça os tipos de PABX disponíveis no mercado.

Tipos de PABX Disponíveis

PABX IP

Também conhecido como virtual, esse é o mais completo entre todos os tipos de PABX. A estrutura da rede é unificada em uma única interface, simplificada, que torna o uso e a instalação mais fácil e rápida. A ligação do PABX IP é mais direta com a Internet, já que os ramais utilizados são virtuais, e isso permite inclusive fazer ligações gratuitas entre os ramais da empresa.

Algumas das funcionalidades e características desse sistema são as seguintes:

  • Possibilidade de adaptação, já que funciona de forma similar a um software;
  • Maior potencialização da eficiência da linha;
  • Eliminação da necessidade de instalar infraestruturas complicadas;
  • Interface simplificada para gerenciar todos os recursos do sistema.

Caso ocorra a integração do PABX IP com uma operadora de VoIP, podem ser feitas ligações dos mais variados tipos até mesmo sem custos, em escritórios cujas filiais de sistema telefônico sejam conectadas. Empresas de todos os portes e segmentos podem contar com os recursos avançados do PABX IP, que entre todos os tipos de PABX disponíveis atualmente é aquele que concilia os recursos mais apropriados e tecnológicos.

PABX Analógico

O PABX analógico tem como finalidade receber linhas convencionais por meio de operadoras de telefonia fixa. Esse sistema opera a partir de uma central telefônica bastante complexa, que na maior parte das vezes é adotada por empresas com grande capacidade de investimento, já que é necessário que o sistema passe por manutenções preventivas e suporte técnico especializado.

Basicamente, as funções de um PABX analógico são as seguintes:

  • Controle total das chamadas realizadas interna e externamente;
  • Permissões diferentes para a realização de chamadas em cada um dos ramais;
  • Chamadas em espera;
  • Conexão com ramais telefônicos sem fio;
  • Identificador de chamadas;
  • Reuniões feitas através do telefone;
  • Bloqueio de chamadas a cobrar.

Esse sistema de PABX oferece recursos profissionais, mas demanda um investimento bastante alto. Hoje já existem no mercado modelos mais acessíveis, mas que também precisam de técnicos para manutenção e instalação.

PABX Digital

Essa versão de PABX é bastante superior à analógica, pois deixa as ligações com mais qualidade e elimina qualquer tipo de ruído. O volume do áudio pode ser aumentado e outros recursos estão disponíveis, como por exemplo:

  • Conexão a linhas fixas e entroncamento digital (E1);
  • Discagem direta para ramal (DDR).

Esse sistema é mais apropriado para receber linhas digitais oferecidas por algumas operadoras, mas também é bastante complexo, tem altos custos e demanda mão de obra especializada.

PABX Híbrido

Sistema que une todas as tecnologias, analógica, digital e IP, e agrupa alguns dos recursos de cada uma delas. Seus diferenciais são os seguintes:

  • Seleção de linhas realizada automaticamente, onde a central analisa qual é o plano de cada linha e opta pelo mais adequado;
  • Programação da duração máxima de ligações em cada ramal;
  • Escalabilidade ilimitada;
  • Seleção da melhor operadora para ligação para telefones móveis devido à portabilidade;
  • Flexibilidade estrutural, o que possibilita que a central se adeque às necessidades de cada empresa;
  • Interligação com computadores e outros sistemas de PABX, caso desejado;
  • Interligação entre a matriz e as filiais por meio da tecnologia IP.

O PABX híbrido pode integrar várias soluções de comunicação para todo tipo de empresa e é perfeito para aquelas que já têm linhas de telefone analógicas, mas querem desfrutar dos recursos oferecidos pela tecnologia IP.

A Sincronismo é uma empresa consolidada no segmento de telecomunicação que sempre se atenta às tendências e inovações no mercado, de modo a oferecer soluções de PABX eficientes e que tragam resultados aos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 9 9734.4700