As comunicações de voz estão passando por uma profunda mudança, com muitas organizações substituindo serviços e tecnologia de telefonia legados por serviços de voz sobre IP (VoIP) e serviços de voz baseados no Protocolo Iniciado por Sessão (SIP).
Os motores para migrar para a telefonia VoIP incluem vantagens de custo, maior agilidade nos negócios, novos estilos móveis de trabalho e simplicidade administrativa da fusão de redes de voz e dados.
Para fazer isso corretamente, você terá que pensar em questões relacionadas à arquitetura de rede, infraestrutura de telefonia atual, gerenciamento de projetos e estrutura de equipe.
Como Migrar Para Telefonia VoIP
A fim de facilitar as equipes de TI e telecomunicações a se prepararem para fazer a migração, preparamos umas dicas com o objetivo é estabelecer uma base para uma migração bem-sucedida e o que você precisa levar em consideração para fazer essa migração.
1. Considere seus objetivos e seu orçamento
A migração bem-sucedida para VoIP começa com a compreensão do que se espera alcançar: Você está procurando cortar custos? Melhorar o serviço de voz? Substituir equipamentos ultrapassados? Prover sua infraestrutura de comunicação para o futuro? Tornar o pessoal mais produtivo?
Você também precisa considerar quanto dinheiro você pode gastar adiantado e quanto de orçamento é capaz por mês. Em conjunto, seus objetivos e seu orçamento ajudarão a determinar a base para sua estratégia de migração para telefonia VoIP.
2. Desenvolva uma estratégia que funcione
Você vai se converter para VoIP em todos os locais da empresa simultaneamente, ou vai escolher uma abordagem faseada para implantar o serviço ao longo do tempo? Se você optar por esta última abordagem, quais sites terão o serviço VoIP primeiro, e por quê? Qual a duração de um ciclo de implementação que você está observando?
3. Escolha um provedor
Ao escolher um prestador de serviços, você deve optar por uma empresa estável e experiente que ofereça as melhores soluções. Certifique-se de que seu fornecedor compreenda claramente suas necessidades e possa atendê-las plenamente.
O ideal é que seu prestador de serviços tenha ampla experiência no mercado. A migração para o serviço VoIP pode ser um empreendimento significativo, então você vai querer um fornecedor de confiança que seja um parceiro completo no projeto – não apenas um fornecedor que vende um produto.
4. Avalie a capacidade e as necessidades de sua rede
Se você estiver transmitindo voz, vídeo e dados através de uma única infraestrutura de rede, sua rede terá que ser robusta o suficiente para lidar com esta carga adicional. Com base nesta análise, você saberá onde poderá precisar adicionar mais largura de banda, atualizar seus switches, atualizar equipamentos desatualizados ou adicionar dispositivos de conversão analógica e gateway para suportar o serviço VoIP.
5. Trabalhe com seu provedor para projetar uma solução
Embora esta possa ser a primeira vez que você está envolvido em uma migração para a telefonia VoIP, não será a primeira vez para seu provedor de serviços. Aproveite a experiência de seu provedor e peça ideias que tenham funcionado em outras empresas.
6. Preste atenção na qualidade do serviço
Um dos principais desafios que você precisará enfrentar é a qualidade do serviço. Para ver que não há nenhuma latência ou agitação que afete a qualidade de suas comunicações de voz, certifique-se de que seu provedor de serviços ofereça ferramentas para otimizar o desempenho da voz.
7. Preparar para instalação
Faça uma lista de todas as linhas e números a serem convertidos para o serviço de telefonia VoIP, para que não se percam ou sejam esquecidos durante a migração. Além disso, certifique-se de compreender o treinamento que será exigido de seu pessoal, e planeje de acordo.
8. Teste
É uma boa ideia converter primeiro uma única linha. Isso lhe dará uma chance de testar o novo serviço. Uma vez aperfeiçoadas as configurações de equipamento necessárias, você pode estender o serviço através de outras linhas.
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