VoIP: Como Funciona e Vantagens Para Todas as Empresas

VoIP: Como Funciona e Vantagens Para Todas as Empresas

voip como funciona o voip

voip como funciona o voip
Novas ferramentas ajudam a melhorar a maneira como nos comunicamos. Isso é extremamente importante sobretudo para empresas. Isso porque em ambientes corporativos, os gestores precisam se preocupar sempre em implementar inovações e melhorias. Dessa forma, o VoIP (Voice over Internet Protocol) é uma tecnologia que contribui para melhorar a comunicação e a transmissão de informações.

Contudo, é muito comum surgirem dúvidas sobre como funciona o VoIP e quais são suas vantagens para as empresas. Mas não tem problema! Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre esse sistema. Continue lendo!

Como Funciona o VoIP

Imagina poder fazer chamadas a qualquer hora e em qualquer lugar usando um dispositivo e um fone de ouvido? Hoje isso é possível com o VoIP! Essa sigla significa “voz sobre protocolo de internet”. Na prática, trata-se de uma tecnologia comprovada que permite a qualquer pessoa fazer chamadas através de uma conexão de internet.

Com o surgimento da banda larga, o VoIP se tornou a escolha definitiva para serviços telefônicos para consumidores e empresas. Afinal, é um sistema que traz a possibilidade de fazer chamadas de voz usando uma conexão de banda larga, em vez de uma linha telefônica normal. Mas como funciona o VoIP?

Basicamente, a tecnologia converte sua voz em um sinal digital, permitindo que você faça uma chamada diretamente de um computador, smartphone ou outros dispositivos baseados em dados. Se você estiver ligando para um número de telefone normal, o sinal será convertido em um sinal de telefone normal antes de chegar ao destino.

Vantagens do VoIP para Todas as Empresas

Existem muitas vantagens associadas à implementação do sistema VoIP para as mais diversas empresas, independentemente do porte e/ou do segmento. Entre elas, podem se destacar:

Redução de custos

Qualidade e baixo custo são dois fatores primordiais que devem ser considerados ao escolher implementar qualquer sistema em uma empresa. E é justamente isso que o VoIP entrega.

Graças a essa tecnologia, é possível fazer uma economia de 70% mensal no uso do telefone! Isso porque os valores por cada ligação são extremamente inferiores aos de uma linha convencional. Afinal, não é necessário pagar taxas extras por chamadas maiores ou de longa distância.

Além disso, também há algumas economias de custo devido ao uso de uma única rede para transportar voz e dados.

Segurança

A maioria das pessoas não se preocupa e nem pensa tanto na segurança de seu sistema telefônico. No entanto, especialmente para empresas, a segurança do sistema telefônico é essencial. Afinal, chamadas telefônicas fraudulentas podem representar um enorme risco.

Dessa forma, é válido ressaltar que o VoIP pode mitigar algumas ameaças de segurança, aproveitando os avanços feitos na tecnologia IP, incluindo criptografia. Por isso, os provedores trabalham 24 horas por dia para proteger suas redes, para que você não precise fazer isso.

Acesso mundial

A tecnologia VoIP tornou-se extremamente portátil, permitindo que os usuários se conectem mesmo se estiverem em home office e até diretamente do exterior. Sendo assim, a mobilidade do serviço é, sem dúvidas, um de seus maiores benefícios.

Além disso, o telefone VoIP pode mudar de local facilmente. Isso porque ele não necessita de cabeamento para reinstalações. Consequentemente, não importa o local da mudança, você permanece com o mesmo número!

Comunicação mais eficaz

Com seu pessoal trabalhando em vários pontos dentro do escritório, em casa ou em todo o mundo, mantê-los ao alcance é fundamental. Um dos benefícios mais interessantes do VoIP é que o sistema permite que chamadas possam ser transferidas facilmente de um telefone para outro.

Desta forma, as chamadas urgentes são atendidas com mais frequência e menos tempo é gasto na verificação do correio de voz, por exemplo.

Recursos extras

O VoIP ainda é uma tecnologia útil para consumidores e empresas, já que normalmente inclui outros recursos que não podem ser encontrados em serviços telefônicos comuns. Esses recursos podem incluir gravação de chamadas, identificador de chamadas personalizado ou correio de voz para e-mail.