O suporte ao cliente por telefone é muito importante pois é através desse serviço que a empresa mantém o relacionamento com o seu cliente. Se o atendimento não for bem realizado pode comprometer a reputação da empresa não apenas para este cliente, mas para outros que este poderá disseminar. O atendimento deve ser muito bem realizado para que o cliente possa confiar na empresa. Um atendimento ruim pode ter efeito negativo para qualquer tipo de negócio, além de o cliente não querer mais os produtos ou serviços da empresa.
O atendimento ruim do suporte ao cliente por telefone é um problema muito comum pela falta de treinamento adequado da equipe, porém, a fim de evitar essa falha de comunicação e conseguir retomar a confiança do cliente em seu negócio, fazendo com que ele se fidelize cada vez mais, preparamos algumas dicas para ajudar a melhorar esse serviço tão essencial.
Algumas Dicas Para Melhorar o Suporte ao Cliente
• Apresentação correta: apresentar-se corretamente é fundamental para iniciar o suporte. É importante se identificar, identificar a empresa, usar uma frase de incentivo, mostrando-se disposto a ajudar, por exemplo, “Em que posso lhe ajudar?”;
• Entenda a situação: o cliente quer sempre ser ouvido, então, deixe-o falar. Faça anotações, se necessário, porém nunca o interrompa. Se ele mostrar sinais de impaciência e nervosismo, deixe-o desabafar. Somente depois que ele parar de falar, faça perguntas e certifique-se de que está entendendo completamente a situação relatada;
• Dê sinais de que está acompanhando: sempre acompanhe o término de alguma frase com palavras como “claro” ou “entendo”. Isso pode mostrar ao cliente que você está sendo empático e que está entendendo seu raciocínio, entendendo o que ele fala. Não deixe o cliente achar que você está fazendo outra coisa enquanto está tentando solucionar seu problema;
• Demonstre interesse em ajudar: uma dica importante para o suporte ao cliente é certificar-se de que o ele percebeu seu interesse em ajudá-lo. Mesmo que seja trabalhoso, mesmo que seja necessário oferecer uma série de informações, nunca o “enrole”;
• Anuncie claramente o que irá fazer: outra dica importante de suporte ao cliente é deixá-lo ciente de todos os procedimentos que deverão ser realizados para solucionar seu problema. Mostre um passo a passo para que cada etapa seja realizada corretamente, as consequências que essas etapas terão e como isso levará à solução do problema;
• Se o cliente não tiver razão, seja ainda mais educado: Em alguns casos de suporte ao cliente pode acontecer do cliente não ter razão, porém não é por isso que ele merece ser tratado sem cordialidade. Esse é o momento de ser empático.
Essas são apenas algumas dicas de suporte ao cliente, porém bastante valiosas. Agora que já conhece alguns passos para atender melhor seu cliente, coloque-as em prática e tenha uma comunicação mais eficiente e menos desgastante com o cliente. Para continuar acompanhando conteúdos como esse fique atento às publicações do blog da Sincronismo, toda semana temos novos assuntos do mundo da telecomunicação. Entre em contato para mais informações.