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5 Dicas Para Evitar a Má Qualidade das Ligações Voip

5 Dicas Para Evitar a Má Qualidade das Ligações Voip

Telefonia Voip – Voice Over Internet Protocol (voz sobre IP), é o sistema que realiza ligações telefônicas através da transferência de dados utilizando a internet para realizar chamadas. A voz é transformada em dados e encaminhada para o destinatário, que por sua vez tem os mesmos dados transformados novamente em voz.

São muitas as vantagens na aquisição do sistema em sua empresa a começar pela implementação em si. Não há necessidade de empresas de telefonia tradicionais trocar toda a estrutura já existente, pois o Voip necessita apenas de banda larga para funcionar.

Todo o layout estrutural é reutilizado, novos cabeamentos ou computadores são dispensáveis, pois é possível transformar os telefones analógicos em digitais através do ATA (Adaptador Telefônico Analógico).

Veja 5 Dicas Para Evitar a Má Qualidade nas Ligações Voip

  • 1.Equipamentos – É importante que o equipamento existente seja preparado o suficiente para trabalhar com os softwares instalados para o funcionamento do sistema VoIP, haja visto que um desempenho ruim dos computadores afeta diretamente as ligações causando a má qualidade das ligações Voip.
  • 2.Banda Larga – Assim como o equipamento, a conexão com a internet deve ser satisfatória para manter alto o nível de transferência de dados, constantemente enquanto realiza múltiplas tarefas. Como o sistema necessita de internet para operar e possui muitas funções integradas, além da utilização normal de uma rede (tais quais, leitura de e-mails, vídeos etc), a banda larga contratada deve suportar todo esse tráfego de dados para não prejudicar as ligações Voip.
  • 3.Jitter – Jitter é o termo usado para definir o atraso nas ligações VoIP. Ao realizar uma ligação o sistema transforma a voz em dados que por sua vez se torna voz novamente, o ideal é que durante esse processo não haja atrasos na viagem dos dados (voz) da origem para o destino. Quando ocorre esse atraso no envio dos dados é quando a ligação falha, “picotando” ou criando eco, sendo necessário fazer algumas configurações de Buffer de jitter para resolver o problema.
  • 4.Organização – Algumas medidas básicas podem auxiliar para evitar a má qualidade das ligações VoIP. Organizar a disposição de roteadores e switches, a qualidade do relé (interruptor eletromecânico) e a configuração de buffer de jitter em 100 milissegundos de variações de atraso, são medidas simples que garantem o bom funcionamento do sistema.
  • 5.Risco de Ataque – Como o sistema VoIP é integrado à internet pode haver o risco de ataques hackers a rede do sistema, logo uma invasão pode afetar diretamente as ligações VoIP, prejudicando a qualidade das chamadas. Porém as medidas preventivas também são simples, antivírus, firewalls e outras medidas de defesa contra ataques virtuais não acarretam em custos muito elevados que já não esteja previsto no orçamento da sua empresa. Em suma, as questões que podem influenciar nas ligações causando a má qualidade das ligações VoIP estão concentradas no equipamento e na banda larga contratada, intercorrências ocorreram, porém a mudança para o sistema VoIP apresenta muito mais vantagens para a empresa do que desvantagens como as descritas acima.

Todavia, a Sincronismo é uma empresa consolidada no mercado desde 2003 possui o suporte e produtos ideais para atender seu negócio, o intuito é minimizar ao máximo as intercorrências que podem haver com o uso da telefonia Voip e ajudar a maximizar a produtividade dos clientes.

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