Troncos e Linhas IP – Voip – SIP

Troncos e Linhas IP – Voip – SIP

A tecnologia de telecomunicações tem evoluído a passos largos, quando falamos de troncos e linhas para conectar empresas, as opções de tecnologias vigentes ainda são muitas e por isso, aqui trataremos de 2 delas, as linhas IP ou VoIP e SIP, mas vocês sabem do que se trata cada tecnologia? Para entender melhor esses conceitos são necessários antes, saber como um tronco de linha IP ou SIP funcionam vamos entender como a tecnologia em si funciona.

O Que São Troncos de Linha IP ou VoIP e SIP

Tecnicamente falando, um tronco de linha tradicional (analógico), consiste em um par de fios metálicos que são entregues pela operadora de telefonia convencional, que quando utilizados por usuários comerciais pode ser conectado a um PABX com placa de tronco analógico para receber a linha. Assim é possível contratar o número necessário (e limitado) de linhas para que cada funcionário tenha o próprio número e aparelho.

Entretanto, com a tecnologia de linhas SIP e IP o conceito é diferente em diversos aspectos. Conectado a partir de um cabo UTP, esses tipos de troncos podem ser conectados a aparelhos IP, computadores, ATA ou celular com aplicativos de softphone que desempenharam a mesma função da linha tradicional, com um número maior de vantagem e por um preço muito menor.

As linhas VoIP são extremamente conhecidas e ganharam muito espaço graças as suas funções comutadas de ligações através do uso de Protocolos de Internet que além das chamadas permite o uso de conteúdos multimídia.

Por outro lado, as linhas SIP (Session Initiation Protocol – Protocolo de Início de Sessão) é uma tecnologia de comunicação com múltiplos recursos e níveis de segurança e qualidade excelentes, que pode ser usada em outros segmentos que exijam uma comunicação confiável, além do setor de telecomunicações. Enquanto as linhas IP ou VoIP são direcionadas para o segmento de chamadas via internet corporativas.

Serviços Utilizados Pela Sincronismo

Para a Sincronismo, tronco IP, ou VoIP, é a maneira mais econômica e flexível para o PABX IP Asterisk® se conectar com uma operadora de telefonia (PSTN) ou um outro PABX. Esta opção dispensa a necessidade de qualquer hardware, só é necessário fazer configurações no sistema.

Os tipos de sinalizações de troncos VoIP que o sistema trabalha são:

  • SIP
  • H323
  • IAX2

Algumas operadoras entregam suas conexões através de links dedicados e acessos exclusivos no PABX IP Asterisk, porém, na maioria delas, a conexão é direta por um link de Internet. Tais operadoras também são conhecidas como operadoras VoIP.

Através desses troncos, é possível conectar-se com outros equipamentos. Em alguns cenários, isso resulta na interligação de filiais com ligações gratuitas e ilimitadas, trazendo inúmeras vantagens para o usuário, como a troca de mensagens facilitada pela linha SIP graças ao uso do servidor proxy, além de servidores de registro e redirecionamento. Além de vantagens como integração entre setores e redução de custos com as linhas VoIP.

A Sincronismo é uma empresa especializada em entregar as melhores soluções em telecomunicações, com mais de 15 anos de experiência, entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços e aprofunde seu entendimento sobre troncos e linhas IP ou VoIP e SIP.

011 3323-5550