Edit Content
Teste Gratuitamente

Basta preencher o formulário abaixo

Para solicitar um teste totalmente gratuito, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

5 Melhores Práticas Para Proteger seu Telefone IP

5 Melhores Práticas Para Proteger seu Telefone IP

O telefone IP diferentemente dos telefones comuns analógicos, nos quais os problemas das ligações estão todos ligados as interferências que prejudicam a qualidade do serviço, a telefonia IP (apesar da inúmeras vantagens) é suscetível a ataques externos diversos, tais quais qualquer aparelho que utilize uma conexão web ou e-mail.

Porém, mesmo que os hackers estejam constantemente aperfeiçoando as ameaças e ataques, ainda assim é muito fácil se proteger destes ataques, neste artigo veremos as 5 melhores práticas para proteger seu telefone IP contra tais ameaças, mas antes de falarmos da proteção vamos analisar quais são as ameaças mais comuns.

Tipos de Ameaça

 

  • Spit – O SPIT, Spam-over-Internet-Telephony, é o Spam existente na irternet normalmente, que podem surgir caso o sistema esteja vulnerável
  • Vírus – Ataques diretos ao telefone IP utilizando vírus, Cavalos de Tróia e worms, podem acarretar em interrupção momentânea dos serviços e gerar um grande prejuízo.
  • Perda de privacidade – O tráfego VoIP é criptografado, o que garante a segurança durante a troca de informações, porém caso a segurança esteja desatualizada, intrusos podem escutar as conversas e conseguir dados importantes.
  • Phising de voz – É uma prática não exclusiva apenas de telefone IP, é quando pessoas ligam tentando ludibriar o atendente para conseguir dados pessoais como cartões e contas bancárias.
  • Eavesdropping e invasão – É a violação da confidencialidade, o atacante é capaz de monitorar todas a ligações e assim roubar informações importantes, além disso este tipo de ataque é restrito a interceptação da informações apenas, o que torna ainda mais difícil identificar este tipo de ataque.
    Por outro lado a invasão acontece de forma mais direta, onde os hackers usam a conexão para fazer ligações por exemplo.

Estas são as ameaças mais comuns, que surgem quando a rede de telefonia IP não está devidamente protegida, porém como dissemos, a proteção das sua rede não é difícil, veremos agora quais são as 5 melhores práticas para proteger seu telefone IP.

  • 1. Logins e senhas
    Quando o telefone IP é enviado da fábrica, uma senha padrão é definida para que o usuário possa fazer login e configurar o aparelho pela primeira vez. Infelizmente, muitas pessoas deixam essa senha padrão inalterada, o que torna muito fácil para as pessoas com motivos obscuros obter acesso. Por esse motivo, a primeira coisa que você deve sempre fazer antes de começar a configurar seu novo telefone IP é alterar a senha padrão do administrador.
  • 2. Firewall
    Utilizar um firewall específico para sua rede irá auxiliar na identificação de padrões de chamada fora do comum, além disso irá monitorar constantemente a rede à procura de sinais de invasões ou ataques.
  • 3. Antivírus
    Assim como em um computador comum, é importante manter o antivírus sempre atualizado em todos os dispositivos conectados à rede.
  • 4. Tenha duas conexões
    O ideal é manter duas conexões separadas em sua empresa, uma para navegar normalmente e outra para utilizar a linha VoIP, uma medida de segurança simples para evitar ameaças vindas da internet.
  • 5. Segurança
    Ativar os recursos de autenticação e criptografia garante que o ambiente VoIP permaneça seguro e as chances de hackers invadirem e espionarem as ligações são exponencialmente menores.

 

Telefones IP na Sincronismo

 

Estas 5 melhores práticas para proteger seu telefone IP, são uma forma de manter sua rede de Telefonia IP sempre com o funcionamento perfeito. A Sincronismo oferece soluções telefonia pensando em garantir aos nossos clientes sempre a melhor experiência, diariamente, por isso oferecemos produtos e serviços ideais para qualquer realidade do mercado há mais de 15 anos.

Gostou? compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pots recentes

Shot of two call centre agents working together in an office at night

Conheça o PABX em nuvem

Há 20 anos entregando soluções de telecomunicação sem complicação.