E1 ilimitado: Como Funciona e Vantagens

E1 ilimitado
E1 ilimitado

O sistema de telecomunicações E1 ilimitado foi criado pela Conferência Europeia das Administrações Postais e de Telecomunicações (CEPT) como um esquema de carrier digital de telecomunicações para o transporte de múltiplos links, ou seja, o sistema E1 ilimitado permite a transmissão de vários canais de voz/dados simultaneamente na mesma instalação ou linha de transmissão.

O sistema conta com multiplexação de voz para permitir um melhor aproveitamento das linhas necessárias para proporcionar um melhor desempenho das técnicas analógicas que eram utilizadas. A etapa do processo converte o sinal em um formato digital com um fluxo de dados de 64 kbps.

Na Europa, o esquema básico foi tomado pelo que então era o CCIT e desenvolvido para melhor se adequar aos requisitos europeus. Isto resultou no desenvolvimento do esquema conhecido como E1, o E que representa a Europa ou Europeu.

A designação E1 pode ser vista como referindo-se não apenas ao sistema em si, mas também à taxa de dados brutos.

Noções Básicas do Sistema E1 ilimitado

Mais especificamente, o E1 ilimitado tem uma largura de banda total de 2048 kbps e fornece 32 canais cada um suportando uma taxa de dados de 64 kbps. As linhas são utilizadas principalmente para conexão entre o PABX (Private Automatic Branch eXchange), e o CO (Central Office) ou central de troca.

O padrão E1 define as características físicas de um caminho de transmissão, e como tal corresponde à camada física (camada 1) no modelo OSI. Tecnologias como ATM e outras que formam a camada 2 são capazes de passar sobre as linhas E1, tornando o E1 ilimitado uma das tecnologias fundamentais utilizadas dentro das telecomunicações.

Um padrão similar ao E1 ilimitado, conhecido como T1 tem características semelhantes, mas é amplamente utilizado na América do Norte. Muitas vezes equipamentos usados para estas tecnologias, por exemplo, equipamentos de teste podem ser usados para ambas e a abreviação E1/T1 pode ser vista.

Dentro do sistema transportador E existe uma hierarquia de diferentes níveis do sistema. O sistema global de portadora E é projetado de forma que o nível base ou taxa de sinal E0 seja projetado de forma que cada nível superior possa multiplexar um conjunto de sinais de nível inferior.

A linha E1 emoldurada é capaz de carregar 30 canais de dados E0. Além disso, há um canal de sinalização adicional necessário para a operação do sistema. Os links de portadora E de alto nível carregam 4 sinais do nível abaixo.

Verá que as taxas de dados atingidas não são os múltiplos exatos dos links de nível inferior que podem ser esperados. Verifica-se que cada nível tem uma capacidade maior do que seria de se esperar simplesmente multiplicar a taxa de sinal do nível inferior. Por exemplo, a taxa de dados E2 é de 8,448 Mbit/s e não 8,192 Mbit/s, o que equivale à taxa E1 multiplicada por 4.

A razão para isto é que menos sobrecarga e dados de sinalização são necessários quando a taxa mais alta de links de operadoras E são usados.

As Vantagens de Um E1 ilimitado

  • Agilidade
  • Economia
  • Maior qualidade nas chamadas
  • Segurança
  • Acessibilidade
  • Flexibilidade
  • Equipe de suporte sempre presente

Para ter a tecnologia E1 ilimitado para fazer a gestão de ligações de sua empresa basta entrar em contato com os especialistas da Sincronismo. Somos uma empresa especializada em entregar as melhores soluções em telecomunicações, com mais de 15 anos de experiência, entre em contato para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços.

011 3323-5550