Edit Content

Teste Gratuitamente

Basta preencher o formulário abaixo
Para solicitar um teste totalmente gratuito, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

Como Funciona o PABX Asterisk

Como Funciona o PABX Asterisk

Sistema PABX, sigla que significa “Private Branch Exchange”, é a rede interna de telefones que conectam como um grupo, não individualmente, a troncos de telefone. Muitas empresas estão fazendo a transição para soluções PABX Asterisk totalmente hospedados, mas há também uma maneira de combinar a sua infraestrutura de PABX existente com funcionalidade nuvem.

Vale lembrar que o PABX Asterisk é muito parecido com o PABX convencional de grande porte. Porém existem algumas funcionalidades que são exclusivas no PABX IP Asterisk, por exemplo:

• URA de atendimento;

• Gravação de ligações;

• Filas de atendimento;

• Ramais remotos via internet;

• Rota de menor custo;

• Integração com CRM.

Além disso, o sistema tem a capacidade de criar salas virtuais de conferência, fax sobre IP e videoconferência. Outro ponto importante é que é possível fazer também SIP Trunking. No entanto, uma das principais características do PABX Asterisk é que, se tanto a operadora ou o servidor VoIP não estiver funcionando, ele automaticamente muda a ligação para outra rota, para que a mesa seja completada. 

BENEFÍCIOS ENCONTRADOS COM O PABX ASTERISK

Uma das principais vantagens em utilizar o sistema ocorre em escritórios remotos e locais secundários. As chamadas de um escritório para outro devem passar por esse sistema para que não sejam realizadas cobranças de tarifas de longa distância. Caso um local seja temporário, como um canteiro de obras ou parque de diversões, é possível utilizar telefones sem fio para conectar diretamente no PABX ou, até mesmo, ramais remotos via softphone ao invés de ir através de linhas telefônicas do edifício. Além disso, podemos destacar benefícios como:

• Financeiro: Economia de recursos, chamadas Matriz Filial a custo zero;

• Integração: Sistemas legados (CRM);

• Confiabilidade: Servidores com hardware redundante;

• Segurança: Assistência técnica, monitoramento e backup remoto inclusive da solução;

• Facilidade: Fácil contratação, Solução 100% AS a Service. Sem investimento inicial;

• Flexibilidade: Permite interoperabilidade com mundo Analógico, Digital e IP.

FUNCIONALIDADES APRESENTADAS PELO SISTEMA

• Gravador Digital de Chamadas;

• URA – Menu de Atendimento;

• Roteamento de chamadas;

• Bilhetador e Tarifador de chamadas;

• Voice-Mail e Voice-Mail to E-Mail;

• Ramais remotos via SmartPhone;

• Auto Provisionamento de Ramais;

• Módulo de Call-Center;

• Relatórios Gerenciais;

• Servidor de Fax Integrado;

• Múltiplas salas de Conferência;

• Administração via WEB;

• Híbrido, se conecta ao PABX legado;

• Ligação entre filiais via ramal;

No entanto, é importante ressaltar que algumas considerações devem ser tomadas. Como acontece com qualquer sistema de telefonia sofisticado, alguma atenção deve ser dada ao suporte. Na maioria das vezes, você deve ser capaz de lidar com muitos dos recursos de chamadas simples, pois a administração baseada na web é muito mais intuitiva do que com os PABXs tradicionais. Isso poderá também economizar certo dinheiro da empresa.

Ou seja, o pabx Asterisk é um sistema que vale a pena e pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Não deixe de apostar nessa tecnologia que cresce a cada dia.Para continuar acompanhando conteúdos como esse fique atento às publicações do blog da Sincronismo, toda semana temos novos assuntos do mundo da telecomunicação. Entre em contato para mais informações.

Gostou? compartilhe!

Posts recentes

Shot of two call centre agents working together in an office at night

Conheça o PABX em nuvem

Há 20 anos entregando soluções de telecomunicação sem complicação.