Como Fazer Cobrança Por Telefone

Como Fazer Cobrança Por Telefone
Como Fazer Cobrança Por Telefone

Um dos métodos de cobrança ainda utilizados é a cobrança por telefone. No entanto, se a comunicação não for feita de maneira correta, além de o cliente não pagar a conta, sairá falando mal da empresa e isso poderá gerar um ruído, chegando ao ouvido de outros clientes ou futuros clientes, diminuindo então, o número de pessoas interessadas nos serviços da empresa. Por isso, é de suma importância saber exatamente como fazer cobrança por telefone. 

ALGUMAS DICAS DE COMO FAZER COBRANÇA POR TELEFONE:

• Coloque-se no lugar do cliente: mostrar-se empático pode fazer toda a diferença. Isso porque o cliente nota que o atendente está ali realmente para realizar seu trabalho de cobrança, mas entende as dificuldades que este possui para realizar o pagamento. O operador deve se colocar no lugar do cliente se posicionar da forma como queria que fosse atendido. Isso pode fazer toda a diferença, deixando o atendimento um tanto quanto mais tranquilo e fazendo com que o cliente se mostre disposto a pagar a conta;

• Conferir todos os dados sobre o consumidor e sobre a dívida: antes de ligar para um cliente devedor, é fundamental realizar uma análise da situação do consumidor que será contatado. O conhecimento sobre tudo que envolve a dívida e o perfil do cliente oferece suporte para a negociação e ajuda o operador a pensar em possíveis soluções para resolver a questão e receber o valor devido;

• Mostre os benefícios em quitar a dívida: dificilmente o cliente pagará uma dívida pensando na empresa credora. É muito mais provável que ele faça o pagamento pensando nos benefícios que terá para si em sua tranquilidade. Por conta disso, para ter sucesso na cobrança por telefone no call center é fundamental que o atendente ressalte os benefícios que o cliente terá em quitar a dívida;

• Seja educado, independentemente da situação: mesmo se o cliente  mostrar-se incomodado com uma cobrança, mantenha a calma, ouça tudo que ele tem para falar, sem interrompê-lo. Isso será fundamental para que ele reflita e veja que realmente deverá pagar o valor que está sendo cobrado. Caso contrário, além de ele não realizar o pagamento da dívida, começará  evitar a empresa, espalhando que foi mal atendido. Isso poderá reverter a situação e a empresa terá de arcar com as consequências;

• Evitar confrontos e pressão: o operador que é gentil e prestativo sempre consegue conquistar a confiança do cliente, fazendo com que ele se sinta mais à vontade para discutir o valor que está sendo cobrado. Por isso, sempre seja gentil ao realizar a cobrança por telefone.

Agora que sabe como fazer cobrança por telefone, desenvolva essas técnicas no call center e tenha uma qualidade melhor no atendimento para com os clientes devedores de sua empresa.Para continuar acompanhando conteúdos como esse fique atento às publicações do blog da Sincronismo, toda semana temos novos assuntos do mundo da telecomunicação. Entre em contato para mais informações.

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