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Sistema PABX | O que é e como utilizar | Veja | Sincronismo

Durante muitos anos, o sistema PABX vem sendo utilizado em call centers e empresas para o gerenciamento de chamadas, permitindo converter um volume massivo de ligações em filas ordeiras, para dar a maior comodidade possível para seus clientes.

Isso acontece, pois, à medida que a empresa cresce, novos clientes surgem e o número de contato com a empresa também cresce.

E para que a empresa consiga administrar todo esse fluxo de ligações e conexões com os clientes, ter um sistema PABX é extremamente necessário. Porém, muitos ainda não sabem o que é sistema PABX.

Por isso, iremos abordar informações importantes como o conceito, os tipos, seus benefícios e como instalar o sistema PABX no seu negócio, para você poder aproveitar o melhor do sistema PABX na sua empresa. Então, fique com a gente até o final dessa leitura!

Compreenda o que é Sistema PABX

Compreender o que é sistema PABX é vital para usufruir ao máximo os benefícios que ele oferece.

Porém, seja qual for a sua aplicação, é essencial contar com profissionais capacitados para sua operação e configuração, como na Sincronismo. Afinal, o bom funcionamento do sistema depende diretamente disso.

A nomenclatura do sistema PABX tem sua origem no termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”, ou seja, troca automática de ramais privados.

Por esse termo, entende-se que seu objetivo é conectar chamadas entre ramais internos e externos de modo rápido e seguro.

Porém, o nome não deixa explícito o que é sistema PABX em sua totalidade, visto que esse sistema possui uma infinidade de funções essenciais para obter uma boa eficiência no atendimento de clientes.

Nos segmentos empresariais, há duas principais situações onde o uso de ramais é recomendado.

Uma delas é quando há uma grande quantidade de ramais em uma empresa, tornando necessário um sistema preciso de gerenciamento para evitar que as chamadas se percam.

Enquanto na outra opção, o uso do sistema PABX é importante para empresas que atendem constantes ligações, como call centers, pois ele distribui estas ligações entre os ramais disponíveis.

O sistema PABX também pode se classificar em PABX convencional e PABX moderno, levando em conta os serviços que oferece para as empresas e seu modo de funcionamento. Veja a seguir as principais informações a respeito dessa forma de classificação.

PABX convencional

O sistema PABX convencional é usado na maioria das empresas. Trata-se da famosa Central Telefônica, onde todos os ramais, os de entrada e de saída, estão concentrados e conectados às linhas telefônicas da empresa, ou seja, no telefone convencional.

Porém, só atendem aos serviços de voz. São os PABX analógico, digital, IP e híbrido.

PABX moderno

Com a crescente evolução do mundo e o surgimento de inovações tecnológicas, os serviços de comunicação das empresas também precisam evoluir.

Por isso, surgiu o sistema PABX moderno. Ele permitiu que as empresas não apenas atendessem seus clientes por serviços de voz, mas também por videoconferências, chats, redes sociais, WhatsApp e outros.

Funções dos equipamentos PABX

As funções de um PABX convencional incluem:

  • Controle de chamadas interna e externa;
  • Chamada em espera;
  • Atendimento automático;
  • Músicas de espera;
  • Desvio de chamadas;
  • A função siga-me;
  • Filas de chamada;
  • Conferência de chamada;
  • Grupos de captura,
  • E caixa postal.

Já no sistema de telefonia moderno, além de todas as funções do PABX convencional, é possível desfrutar dos serviços de ramais móveis através dos sistemas:

  • Android;
  • iOS;
  • Web Client;
  • Windows;
  • Local da sua instalação (nuvem, local ou híbrido);
  • Videoconferência;
  • E-mail;
  • SMS;
  • WhatsApp;
  • Mídias sociais,
  • Bem como todas as opções de comunicação disponíveis no mundo atual.

Além de soluções de Call Center como gravação de chamadas, monitoramento das filas de chamada e de atendentes em tempo real, relatórios e integrações com os sistemas CRM (Customer Relation Manager).

Portanto, se atribuiu ao sistema PABX após a transformação digital, as funções de melhoria de experiência do cliente.

Agora que sabemos o que é sistema PABX, vamos nos aprofundar sobre os recursos do sistema moderno.

Todas essas funções tornam o PABX o melhor sistema de gestão de chamadas, seja nos modelos digitais ou analógicos, para garantir máxima qualidade durante as ligações.

Benefícios do PABX

Um dos principais motivos para a grande disseminação do uso do sistema PABX, é a excelente qualidade na hora de realizar chamadas.

Independentemente da localização dos clientes, é possível realizar ligações longas e de longa distância sem quedas ou maiores transtornos. Isso facilita a comunicação do cliente com a empresa.

Aliás, esse sistema conta atualmente com os serviços de comunicação por mídias sociais e soluções digitais, como e-mail, SMS, WhatsApp, redes sociais e outros canais, expandindo a cartela de clientes e atendendo melhor todos eles, de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, através do uso da tecnologia VoIP, os gastos com cada chamada também reduzem drasticamente.

Por isso, mesmo as empresas que realizam ligações diariamente em grande volume, conseguem manter um baixo custo. Pois essa tecnologia é executada em nuvem, ou seja, conectada à internet.

Outra vantagem é a flexibilidade e a disponibilidade. Afinal, por estar atrelada aos serviços digitais e de internet é possível atender clientes de qualquer outra área geográfica que esteja.

Além disso, os funcionários também podem se beneficiar da mesma vantagem, pois eles podem trabalhar de qualquer lugar do país sem perder a qualidade da chamada.

Como escolher o melhor sistema PABX para a sua empresa?

Com tantas opções de sistemas PABX disponíveis, escolher o melhor para o seu negócio pode ser um desafio. Porém, a base da escolha é conhecer a sua empresa, ou seja, saber do que a sua empresa precisa.

Isso inclui saber também a quantidade de clientes atendidos, o fluxo de atendimento desses clientes, quanto de recurso há disponível e principalmente o quão longe quer chegar com o atendimento da sua empresa.

É importante definir o local de instalação do sistema PABX, se será em nuvem ou local físico. Bem como se a estrutura da sua organização está apta para sustentar o sistema PABX, de que maneira poderá realizar a instalação e quantidade de conexões.

Após definir todos esses pontos, você conseguirá decidir precisamente o melhor sistema PABX para a sua empresa.

A Sincronismo conta com uma equipe técnica disponível 24 horas todos os dias para te atender e te ajudar a fazer as melhores escolhas referentes a comunicação com os seus clientes.

Como adquirir um equipamento PABX

Além de saber o que é sistema PABX, saber onde efetuar a sua aquisição também é essencial. Afinal, é necessário contar com um fornecedor confiável, que ofereça garantia de bom funcionamento ao longo de uma vida útil extensa.

O PABX IP Asterisk é a melhor solução disponível para a sua empresa, pois conta com todos os recursos disponíveis para o telefone IP e com vários outros. Portanto, ele supera todas as expectativas em relação a esse sistema telefônico.

Por isso, após entender completamente o que é sistema PABX e como ele pode ser excelente para a sua empresa, não perca mais tempo para começar a utilizá-lo.A Sincronismo é uma empresa experiente e que oferece a solução perfeita para a sua empresa. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos produtos!

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