Manter o cliente ativo e satisfeito e atender às suas necessidades é um dos principais objetivos do Call Center, independente se ele faz parte do grupo do público-alvo potencial, ou se já concluiu a compra do produto o serviço.
Nesse contexto, para fazer com que a empresa seja um elemento presente e marcante na vida dos clientes, a régua de relacionamento é um recurso útil e eficaz. Saiba mais sobre ele e como montar uma régua de relacionamento para melhorar o canal de comunicação do seu Call Center.
O que é a Régua de Relacionamento
Basicamente, a régua de relacionamento diz respeito às ações que a empresa direciona para reter seu cliente. Dessa forma, ela diz respeito aos processos de marketing, divulgação, venda e pós-venda.
Quando o cliente tem conhecimento dos valores da empresa e do seu comprometimento em proporcionar sempre serviços de qualidade, as chances de se fidelizar a ela são grandes.
Os diferenciais e benefícios, se forem sempre atualizados, mantém o fluxo de negociações sempre ativo. Com a régua de relacionamento, somos capazes de estabelecer estratégias para alinhar os setores de Planejamento, Marketing e Call Center.
Vantagens desse serviço
As principais vantagens da régua de relacionamento são:
- Melhoria na relação com os clientes;
- Aumento do número de vendas;
- Conquista de clientes em potencial;
- Aumento da conversão da empresa;
- Fidelização de clientes;
- Visualização com clareza das metas que a empresa pretende atingir em determinado período;
- Integração entre os setores da empresa;
- Identificar o melhor momento para executar uma ação.
Como Montar uma Régua de Relacionamento?
O grande segredo para que a aplicação da régua de relacionamento seja eficaz é estabelecer uma relação efetiva e coerente entre as áreas que farão parte do processo.
Tendo em mente que todas as equipes da empresa devem agir em conjunto e harmonia, leve em consideração as seguintes ações:
- Informações Básicas– A equipe de marketing do Call Center teve ter conhecimento detalhado dos dados a respeito do produto ou serviço que está sendo oferecido.
Tudo deve ser levado em consideração: origem do produto, custos, relação entre ele e a empresa, funcionamento e posicionamento da marca. Com essas informações, a equipe será capaz de definir um lead para a empresa.
A partir delas, é possível estabelecer o custo relacionado à prospecção de clientes, o ao tempo de vida do lead e de outros dados relevantes. - Estabeleça um Cronograma– Nessa etapa, o objetivo é estabelecer que estratégias devem ser tomadas por cada equipe. Além disso, deve-se criar uma ordem de ações a serem desenvolvidas para que haja coerência no processo.
Esse ordenamento pode estar relacionado, por exemplo, a ações como: prospecção de clientes novos e potenciais, qualificação da captura de leads, efetivação da venda e pós-venda.
Nessa etapa, é importante constituir métricas qualitativas em quantitativas, como quantidade e duração de campanhas, tempo destinado a cada campanha, quantidade e ligações entre outras. - Acompanhamento do Cliente – Para essa etapa, devem ser criadas pequenas estratégias que visam acompanhar a jornada de compra do cliente. Como montar uma régua de relacionamento nesse processo?
Para responder a essa pergunta, diversas ações podem ser tomadas, como a disponibilização de formulários, ligações assertivas ou criação de campanhas que visam atrair consumidores a partir de testes gratuitos de novos produtos ou serviços.
Recursos que Tornam a Régua de Relacionamento Eficaz
Por trás de grandes estratégias de otimização da relação com o cliente no contexto do Call Center estão os serviços de tecnologia aplicada à telefonia, que objetivam criar canais assertivos de comunicação.
Pensando em contribuir para a solidificação de sua régua de relacionamentos, a Sincronismo é uma empresa que fornece soluções e serviços através de ações pioneiras nas áreas de PABX IP Asterisk e Soluções de Call Center.
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