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8 Principais Diferenças entre Softphone Voip e Telefone IP

8 Principais Diferenças entre Softphone Voip e Telefone IP

O sistema de telefonia baseado em IP (Internet Protocol), existe desde o início da década de 90, porém a convergência da telefonia só pôde ocorrer anos mais tarde, com a melhoria da velocidade de transmissão de dados da internet, neste artigo trataremos sobre as diferenças principais de dois “derivados”, da telefonia IP, o softphone VoIP e o Telefone IP.

Diferenças entre VoIP e Telefonia IP

Apesar de muito similares e em alguns momentos gerarem confusão, VoIP e telefonia IP não são essencialmente a mesma coisa, porém coexistem no mesmo âmbito.

VoIP (Voice over Internet Protocol), em resumo é a voz em si, o produto final da conversão da voz analógica em dados binários, para voz digital. Um softphone VoIP, se vale dessa tecnologia.
A telefonia IP por outro lado, é a base tecnológica por trás de todo o processo de comunicação, desde a estrutura física até o produto final, o telefone IP, ATA, Ramais FXS, são todos parte da telefonia IP.

Softphone VoIP e Telefone IP

    • 1. Softphone VoIP

Um softphone é um programa instalado em um sistema operacional para viabilizar a comunicação entre computadores, utilizando a tecnologia VoIP. Um exemplo comum de softphone VoIP é o Skype, plataforma criada pela Microsoft para realizar ligações e videoconferências via internet.

    • 2. Telefone IP

O telefone IP é semelhante a um telefone comum, porém ele diferencia-se por ser capaz de conectar-se a uma rede de telefonia IP através de diretamente por suas portas de entrada, IAX ou SIP, que realizam a comunicação entre as partes. O telefone IP não necessita de adaptadores para realizar uma ligação pela rede.

    • 3. Recursos Softphone VoIP

Uma das maiores vantagens que o softphone VoiP oferece são os recursos de multimídia, com um softphone o usuário é capas de trocar informações, dados, documentos, imagens e videoconferências.

    • 4. Recursos telefone IP

Um telefone IP possui identificador de voz, reencaminhamento de chamadas e também é possível compartilhar dados e informações durante a ligação, além de que alguns modelos também fazem videoconferência.

    • 5. Gratuito

Por ser um programa instalado, o softphone VoIP tem praticamente todas suas funções gratuitas, além das diversas opções de programas, todavia, alguns serviços como ligações interurbanas ou internacionais podem ser pagos, necessitando contratar um serviço de telefonia VoIP para tal.

    • 6. Pago

Para utilizar um telefone IP, é necessário contratar um serviço de telefonia IP para ter acesso a todos os benefícios que o aparelho pode oferecer.

    • 7. Público informal

Os softphones VoIP, são normalmente usados pelo público em geral e para empresas que não fazem parte do ramo de telefonia, pois não possui estrutura para uma grande demanda de ligações.
É possível também que algumas empresas utilizem esse tipo de programa, mas apenas para comunicação interna, ou pequenas conferencias.

    • 8. Público comercial

Os Telefones IP são voltados para empresas do ramo de telefonia comercial, pois possui todos os requisitos para atender a grandes demandas diárias de ligações com altíssima qualidade de voz.

Considerações finais

Escolher entre um telefone IP ou um softphone VoIP fica muito mais fácil quando os conceitos estão bem definidos, pois os dois são para tipos específicos de público.

A Sincronismo, empresa presente no mercado oferecendo soluções em telefonia desde 2003, entende bem as necessidades de seus clientes e por isso trabalha procurando sempre atendê-los da melhor forma possível. Oferecemos serviços como, ramais analógicos, FXS e wireless, troncos e linhas para celulares GSM, IP – VoIP – SIP entre muitos outros.

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