Como Abrir um Pequeno Call Center

Como Abrir um Pequeno Call Center

Como Abrir um Pequeno Call Center

Engana-se a empresa que pensa que basta investir em estratégias de venda que isso garantirá o sucesso de seu negócio. Na realidade, o processo de consolidação de uma empresa passa por um ramo fundamental que vai muito além do investimento em vendas: o cultivo de um bom relacionamento com clientes e possíveis clientes. São muitas as maneiras de investir nessa boa relação, sendo que o call center pode ser uma das mais interessantes.

Call Center é uma central (pequena, média ou grande) onde profissionais estarão à disposição para esclarecer via telefone quaisquer dúvidas ou problemas, tanto de clientes quanto de pessoas interessadas no que a empresa tem a oferecer. Também pode ser um lugar onde tais profissionais, dotados de um mailing, fazem contato com possíveis clientes para tentar efetivar uma venda. A estrutura de um call center geralmente é pequena: computadores dotados de softwares específicos para o objetivo do call center e conectados a linhas telefônicas, microfones e baias onde os funcionários ficarão sentados.

Existem softwares específicos para a criação e gerenciamento de um call center. Eles permitem o chamado Sincronismo, conjunto de ações que possibilitam a distribuição de chamadas uniformes ou automáticas, a gravação de chamadas, uso de um discador automático com consulta em banco de dados, além de outros serviços como consulta em banco de dados, reconhecimento de voz, sintetização de texto e criação de relatórios. Há empresas especializadas na instalação desses softwares e adaptação deles a cada tipo de negócio.

A quantidade de profissionais que serão contratados oscila de acordo com a demanda já existente e a partir de projeções de crescimento. Esse é um estudo que varia muito de acordo com cada empresa e precisa ser realizado com cuidado. Geralmente a jornada diária de um atendente de call center é de 6 horas, por isso muitas empresas têm dois ou até três turnos de trabalho.

Os profissionais de um call center recebem treinamento antes de iniciar suas atividades. Isso é importante porque tais pessoas precisam estar alinhadas à cultura da empresa, além de ter conhecimento técnico daquilo que estarão representando de modo a sanar todas as dúvidas levantadas pelos clientes nas ligações. Muito mais do que um atendimento de telemarketing, quem faz contato direto com o cliente precisa estar ciente que será responsável pela boa (ou pela má) impressão que o cliente ficará da empresa.

Uma das grandes vantagens de um call center é que, já que atendimento é todo feito remotamente, não há necessidade de grandes investimentos em prédios bem localizados. Escolher um local arejado e que ofereça conforto e boas condições de trabalho aos atendentes já é suficiente. É importante estar em dia com as obrigações legais e se certificar de que o local escolhido terá autorização para funcionar como call center.

Como Abrir um Pequeno Call Center

Paralelo aos que abrem um pequeno call center para atender as demandas de sua própria empresa, há aqueles que veem nisso um negócio. É perfeitamente possível investir na criação de um call center, ainda que pequeno, e ir atrás de clientes que precisem dessa estrutura mas não tenham espaço ou expertise para criar em seus próprios negócios. Nesse caso, é importante investir em divulgação e networking, sempre buscando explicar quão benéfico e prático seria para o empresário terceirizar essa tarefa.

Para aqueles que querem abrir um pequeno call center, há duas maneiras de pensar no público alvo: segmentar sua área de atuação e atender empresas de mesmo nicho ou abrir o leque e atender empresas dos mais variados tipos. Em ambos os casos, a melhor maneira de ir atrás de clientes é procurando empresas de pequeno e médio porte na própria região onde o call center será instalado. Há sempre muito potencial de mercado nesses nichos e geralmente são pouco explorados pois as grandes empresas de call center dão preferência para atrair clientes de grande porte.

A Sincronismo é uma empresa que oferece soluções em telefonia para quem deseja abrir um pequeno Call Center. Entre em contato e conheça nossos serviços.

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