Edit Content
Teste Gratuitamente

Basta preencher o formulário abaixo

Para solicitar um teste totalmente gratuito, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

Principais Diferenças entre VoIP e Telefonia IP

Principais Diferenças entre VoIP e Telefonia IP

Apesar das semelhanças e vantagens que trazem, existem algumas diferenças entre VoIP e telefonia IP fundamentais, neste texto falaremos um pouco sobre as principais diferenças, mas primeiro exploraremos um pouco mais sobre suas semelhanças.

Semelhanças entre VoIP e Telefonia IP

  • Economia
    Ambos, VoiP e Telefonia IP trazem para quem os implementam uma grande economia. Como a comunicação com ambos é pautada pela internet, ao utilizar uma das duas formas você pode economizar um grande valor, as contas de telefone ficam em média de 20% a 80% menores.
    Isto por que o contrato firmado com a fornecedora nesse caso, não é para telefonia tradicional e sim de internet, os planos de provedores de internet são consideravelmente mais baratos.
  • Implementação
    A implementação das tecnologias também são simples, mesmo que o cliente não possua aparelhos próprios para suportar a tecnologia, existem adaptadores que tornam tudo possível, como o ATA e os Softphones, com eles não é necessário realizar grandes mudanças nos layouts já existentes, o que além de comodidade também gera economia.
  • Otimização de tempo
    Principalmente para empresas, utilizar VoIP e Telefonia IP gera uma grande otimização de tempo, como o processo de realização de ligação é mais eficiente, ao final da semana os funcionários terão ganho em média 4 horas a mais de tempo para ligação. Otimizar o tempo significa aumento nos lucros.
  • O mesmo número em qualquer lugar do mundo
    Com o VoIP e Telefonia IP é possível receber ligações de qualquer parte do mundo utilizando o mesmo número de telefone, já que os sistemas garantem a exclusividade do seu número em qualquer lugar.

Estas são apenas algumas semelhanças existentes entre as duas tecnologias, que atestam como utiliza-las pode alavancar e melhorar ainda mais os números da sua empresa. A seguir veremos quais são as Principais diferenças entre VoIP e Telefonia IP.

Diferenças entre VoIP e Telefonia IP

Apesar das existentes diferenças entre VoIP e Telefonia IP, ambas são parte da chamada convergência tecnológica, que de modo geral é usada para designar uma tendência em utilizar uma única estrutura tecnológica para executar serviços antes oferecidos por outras plataformas, com equipamentos, canais de comunicação e padrões independentes.

Ocorre o mesmo com o VoIP e Telefonia IP, com a popularização da internet e a necessidade de haver comunicação entre sistemas, semelhantes ou não de forma transparente mantendo um alto padrão de serviço, ocorreu a convergência para o mundo IP.

Em outras palavras, o VoIP e Telefonia IP, migraram da telefonia padrão para a baseada em Internet Protocol, assim como outras muitas indústrias.

Mesmo estando inseridos na mesma realidade tecnológica existe uma diferença entre VoIP e Telefonia IP que é fundamental:

  • VoIP
    A tecnologia VoIP é em síntese a voz em si, ou seja, o resultado final da conversão da voz analógica em dados digitais para ser transformado novamente em voz.
  • Telefonia IP
    A telefonia IP por sua vez é a estrutura tecnológica por trás de todo processo de comunicação, que por sua vez viabiliza o VoIP.
  • Termos
    Além disso VoIP é um termo mais utilizado por consumidores individuais e pessoas do mundo dos negócios. Enquanto isso, telefonia IP é um termo comum utilizado no mundo da telefonia comercial, que permite além da transmissão de voz, outras funções, como transferência de chamadas e chamada em espera, por exemplo.

VoIP e Telefonia IP na Sincronismo

A migração da telefonia analógica para a IP, é um processo que com o tempo ganha cada vez mais força, pois quanto mais consolidadas e seguras as conexões se tornarem, mais empresas estarão interessadas.

Entendendo isso, a Sincronismo, investe em soluções em telecomunicações desde 2003, com diversos equipamentos para atender as mais variadas necessidades de nossos clientes.

Para mais informações entre em contato conosco.

Gostou? compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pots recentes

Shot of two call centre agents working together in an office at night

Conheça o PABX em nuvem

Há 20 anos entregando soluções de telecomunicação sem complicação.